- O Ministério da Saúde lançou uma consulta pública sobre o Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens, o primeiro material específico para esse público no SUS.
- O documento será baseado na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) e contará com contribuições da sociedade até 16 de outubro.
- A consulta pública permitirá que profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e toda a sociedade contribuam para o desenvolvimento do caderno.
- O Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens terá como base a Pnaish, instituída em 2009, que visa qualificar o cuidado de homens de 20 a 59 anos.
- O documento foi apresentado no Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais de Saúde do Homem, em Brasília, que reuniu dirigentes do Ministério da Saúde, instituições parceiras e os 27 coordenadores estaduais e distrital de saúde do homem.
Ministério da Saúde lança consulta pública sobre Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens
O Ministério da Saúde lançou uma consulta pública sobre o Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens, que será o primeiro material voltado especificamente para esse público no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento será baseado na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) e contará com contribuições da sociedade até 16 de outubro.
Consulta Pública
A consulta pública permitirá que profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e toda a sociedade contribuam para o desenvolvimento do caderno. O objetivo é assegurar que o conteúdo reflita as demandas e especificidades da população masculina em seus diferentes contextos.
Base da Política Nacional
O Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens terá como base a Pnaish, instituída em 2009, que visa qualificar o cuidado de homens de 20 a 59 anos. A política tem cinco eixos estratégicos: acesso e acolhimento; saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidado; doenças prevalentes; e prevenção de violências e acidentes.
Fórum Nacional
O documento foi apresentado no Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais de Saúde do Homem, em Brasília. O evento reuniu dirigentes do Ministério da Saúde, instituições parceiras e os 27 coordenadores estaduais e distrital de saúde do homem para discutir temas relativos à masculinidade a partir dos eixos da Pnaish.
Iniciativas Premiadas
No primeiro dia do evento, houve a premiação dos três primeiros colocados na I Mostra de Práticas Bem-Sucedidas da Gestão e da Assistência à Saúde dos Homens no SUS. Os profissionais compartilharam estratégias que deram certo e que podem auxiliar outros estados e municípios a implementar iniciativas semelhantes.
Contribuições Sociais
A consulta pública está aberta para contribuições até 16 de outubro. As contribuições poderão ser enviadas pelo Brasil Participativo. O caderno auxiliará profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) a promoverem práticas integrais, reconhecendo as masculinidades como determinantes sociais de saúde e o respeito às diversidades.