Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens recebe contribuições até 16 de outubro

Ministério da Saúde lança consulta pública sobre Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens até 16 de outubro.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Foto: Luciana Soares/MS
0:00 0:00
  • O Ministério da Saúde lançou uma consulta pública sobre o Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens, o primeiro material específico para esse público no SUS.
  • O documento será baseado na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) e contará com contribuições da sociedade até 16 de outubro.
  • A consulta pública permitirá que profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e toda a sociedade contribuam para o desenvolvimento do caderno.
  • O Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens terá como base a Pnaish, instituída em 2009, que visa qualificar o cuidado de homens de 20 a 59 anos.
  • O documento foi apresentado no Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais de Saúde do Homem, em Brasília, que reuniu dirigentes do Ministério da Saúde, instituições parceiras e os 27 coordenadores estaduais e distrital de saúde do homem.

Ministério da Saúde lança consulta pública sobre Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens

O Ministério da Saúde lançou uma consulta pública sobre o Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens, que será o primeiro material voltado especificamente para esse público no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento será baseado na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) e contará com contribuições da sociedade até 16 de outubro.

Consulta Pública

A consulta pública permitirá que profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e toda a sociedade contribuam para o desenvolvimento do caderno. O objetivo é assegurar que o conteúdo reflita as demandas e especificidades da população masculina em seus diferentes contextos.

Base da Política Nacional

O Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens terá como base a Pnaish, instituída em 2009, que visa qualificar o cuidado de homens de 20 a 59 anos. A política tem cinco eixos estratégicos: acesso e acolhimento; saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidado; doenças prevalentes; e prevenção de violências e acidentes.

Fórum Nacional

O documento foi apresentado no Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais de Saúde do Homem, em Brasília. O evento reuniu dirigentes do Ministério da Saúde, instituições parceiras e os 27 coordenadores estaduais e distrital de saúde do homem para discutir temas relativos à masculinidade a partir dos eixos da Pnaish.

Iniciativas Premiadas

No primeiro dia do evento, houve a premiação dos três primeiros colocados na I Mostra de Práticas Bem-Sucedidas da Gestão e da Assistência à Saúde dos Homens no SUS. Os profissionais compartilharam estratégias que deram certo e que podem auxiliar outros estados e municípios a implementar iniciativas semelhantes.

Contribuições Sociais

A consulta pública está aberta para contribuições até 16 de outubro. As contribuições poderão ser enviadas pelo Brasil Participativo. O caderno auxiliará profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) a promoverem práticas integrais, reconhecendo as masculinidades como determinantes sociais de saúde e o respeito às diversidades.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais