Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

São Paulo confirma duas mortes por intoxicação por metanol

Duas mortes por intoxicação por metanol em SP desde junho; Senad emite alerta

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
© Biodiesel Brasil
0:00 0:00
  • O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo confirmou duas mortes por intoxicação por metanol desde junho.
  • Atualmente, há dez casos sob investigação na capital paulista.
  • A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu um alerta após o estado registrar casos de intoxicação por metanol, relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
  • O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor, amplamente utilizada como solvente e na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos.
  • A ingestão de metanol pode ser fatal mesmo em pequenas doses, e ele não deve ser destinado diretamente para consumo humano.

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo confirmou duas mortes por intoxicação por metanol desde junho. Atualmente, há dez casos sob investigação na capital paulista. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu um alerta após o estado registrar casos de intoxicação por metanol, relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

O que é metanol?

O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor, amplamente utilizada como solvente e na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos. A ingestão de metanol pode ser fatal mesmo em pequenas doses, e ele não deve ser destinado diretamente para consumo humano.

Alerta do governo

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou um alerta após o estado de São Paulo registrar casos de intoxicação por metanol, nos últimos 25 dias, pelo consumo de bebida alcóolica adulterada. Os casos foram considerados fora do padrão por terem ocorrido em um curto período de tempo e também pela relação com ingestão de bebida alcóolica.

Recomendações

A recomendação é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco, disse o Centro de Vigilância Sanitária, em nota.

Surtos epidêmicos

O cenário de adulteração é particularmente relevante do ponto de vista de saúde pública, pois episódios dessa natureza frequentemente resultam em surtos epidêmicos com múltiplos casos graves e elevada taxa de letalidade, afetando grupos populacionais vulneráveis e exigindo resposta rápida das autoridades sanitárias, acrescentou a nota da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais