- O estado de São Paulo tem registrado um aumento nos casos de intoxicações por metanol, relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
- A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) emitiu recomendações para que bares e restaurantes tomem medidas contra bebidas falsificadas.
- A Abrasel destaca a necessidade de ações das autoridades para barrar a produção e distribuição de produtos falsificados, especialmente em bebidas de alto valor agregado.
- O Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou uma nota técnica com protocolos de segurança e recomendações para os consumidores, alertando sobre sintomas de intoxicação por metanol.
- O MJSP orienta sobre como identificar possíveis produtos adulterados, como lacres tortos e erros evidentes de impressão.
Aumento de casos de intoxicações por metanol em São Paulo
O estado de São Paulo enfrenta um aumento nos casos de intoxicações por metanol, relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) tem emitido orientações para que bares e restaurantes tomem medidas para se proteger de bebidas falsificadas.
Recomendações da Abrasel
A Abrasel emitiu uma nota com recomendações para bares e restaurantes se protegerem de bebidas adulteradas. A associação destaca a necessidade de ações das autoridades para barrar a produção e distribuição de produtos falsificados. A Abrasel afirma que a falsificação acontece, principalmente, em produtos de alto valor agregado, como uísques, cachaças e outros destilados.
Protocolos de Segurança do MJSP
O Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou uma nota técnica com protocolos de segurança e recomendações para os consumidores. O documento alerta para sintomas de intoxicações por metanol, como visão turva, dor de cabeça e náusea. O MJSP também orienta sobre como identificar possíveis produtos adulterados, como lacres tortos e erros evidentes de impressão.
Sinais de Intoxicação
Os sintomas iniciais de intoxicação por metanol podem incluir torpor e sensação de efeito alcoólico muito rápido. Em casos mais graves, o metanol pode causar comprometimento neurológico, perda de visão e, se não houver atendimento rápido, danos permanentes.
Orientações para Consumidores
O advogado Stefano Ribeiro Ferri, especialista em direito do consumidor, orienta o público a evitar a compra de bebidas de procedência duvidosa. “Especialmente em vendas on-line ou informais. Confira lote, selo de autenticidade e siga os alertas de órgãos como Anvisa, Procon e Vigilância Sanitária”, diz Ferri.
Ações de Emergência
Caso os consumidores manifestem sintomas de intoxicação, a recomendação do MJSP é que os estabelecimentos encaminhem para atendimento médico urgente e acionem o Disque-Intoxicação, que atende pelo número 0800-722-6001. Também é indicado comunicar a Vigilância Sanitária local, bem como a Polícia Civil, o Procon e, se for o caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária.