- O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou sobre os riscos de intoxicação por metanol, uma substância tóxica encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas.
- Pelo menos 10 casos foram identificados em São Paulo, resultando em três mortes.
- Dor abdominal e alterações na visão são os primeiros sintomas, podendo demorar até 24 horas para se manifestar.
- O metanol é metabolizado em produtos tóxicos, como ácido fórmico e formaldeído, que agridem o sistema nervoso central e afetam a visão.
- A hidratação e a busca imediata por serviços de saúde especializados em intoxicações são fundamentais para o tratamento adequado.
Intoxicação por Metanol: Alerta e Orientações
Recentemente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou os principais sinais e sintomas de intoxicação por metanol, uma substância tóxica encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas. Pelo menos 10 casos foram identificados em São Paulo, resultando em três mortes. A dor abdominal e alterações na visão são os primeiros sintomas, podendo demorar até 24 horas para se manifestar.
Sinais e Sintomas
Padilha enfatizou que a dor abdominal e alterações na visão são os primeiros sintomas de intoxicação por metanol. Os sinais podem demorar até 24 horas para aparecer. A dor é diferente de uma ressaca comum, sendo uma dor em cólica que chama muita atenção. Em segundo lugar, o ministro citou qualquer percepção de alteração visual. O metanol é metabolizado no fígado em produtos tóxicos, como ácido fórmico e formaldeído, que agridem o sistema nervoso central e afetam a visão.
Importância da Atenção e do Atendimento
O ministro alertou que os sinais e sintomas da intoxicação por metanol podem demorar até 24 horas para se manifestarem. O tempo de reação depende do nível de hidratação e do consumo de alimentos. Padilha ressaltou a importância da hidratação e da busca imediata por serviços de saúde especializados em intoxicações, que possuem o antídoto específico para o metanol. Não vá fazer qualquer medida por conta própria, não vá achar que tem algo milagroso para uma desintoxicação, qualquer tipo de lavagem.
Orientações para a População
Padilha pediu atenção por parte da população, sobretudo em casos onde houve o consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida. Na medida que começarem esses sinais e sintomas, procure os serviços de saúde. A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos, que podem levar à morte.
Emergência Médica
Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese). Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica. É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.