Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Ministério da Saúde fortalece SUS contra arboviroses

Reunião em Brasília discute estratégias para combater surtos de arboviroses em 2025.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Foto: divulgação/MS
0:00 0:00
  • O Ministério da Saúde reuniu gestores estaduais em Brasília para discutir estratégias de prevenção e combate às arboviroses durante o período de alta transmissão em 2025.
  • O encontro teve como objetivo alinhar ações de vigilância epidemiológica e organização da assistência médica, enfatizando a cooperação entre diferentes níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Entre as prioridades estão a melhoria da classificação de risco dos pacientes e a definição de fluxos de atendimento para respostas mais rápidas, buscando reduzir a sobrecarga nos hospitais e diminuir o número de óbitos.
  • Os principais desafios incluem a utilização de dados epidemiológicos para georreferenciamento e a consolidação da classificação de risco como prioridade para o próximo período sazonal.
  • As ações estão alinhadas às Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas, publicadas pelo Ministério da Saúde em abril de 2025.

Reunião Nacional de Preparação para o Período de Alta Transmissão de Arboviroses

O Ministério da Saúde reuniu gestores estaduais em Brasília para discutir estratégias de prevenção e combate às arboviroses durante o período de alta transmissão em 2025. O encontro teve como objetivo alinhar ações de vigilância epidemiológica e organização da assistência médica, enfatizando a necessidade de cooperação entre diferentes níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Integração do SUS

Entre as prioridades estão a melhoria da classificação de risco dos pacientes e a definição de fluxos de atendimento para respostas mais rápidas, buscando reduzir a sobrecarga nos hospitais e diminuir o número de óbitos. O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Fabiano Pimenta, destacou a importância da integração entre vigilância e atenção primária.

Desafios e Prioridades

Os principais desafios incluem a utilização de dados epidemiológicos para georreferenciamento, a melhoria da classificação de risco dos pacientes e a definição de fluxos de atendimento que permitam respostas mais rápidas em unidades básicas de saúde e serviços de urgência. A consolidação da classificação de risco é uma das prioridades para o próximo período sazonal.

Diretrizes Nacionais

As ações estão alinhadas às Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas, publicadas pelo Ministério da Saúde em abril deste ano. Durante a reunião, também foi debatida a elaboração de uma portaria específica para o período sazonal 2025/2026, construída em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Cooperação Tripartite

O enfrentamento das arboviroses exige a cooperação de todas as esferas de gestão do SUS. O secretário adjunto reforçou que só teremos respostas mais efetivas se atuarmos juntos, de forma oportuna e articulada.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais