Surtos de sarampo aumentam 34 vezes nas Américas em 2025, alerta Opas
A Organização Pan Americana de Saúde registra um aumento significativo de casos de sarampo e mortes nas Américas, exigindo ação imediata na vacinação

Bebê recebe vacina contra sarampo. (Foto: Pablo Jacob)
Ouvir a notícia:
Surtos de sarampo aumentam 34 vezes nas Américas em 2025, alerta Opas
Ouvir a notícia
Surtos de sarampo aumentam 34 vezes nas Américas em 2025, alerta Opas - Surtos de sarampo aumentam 34 vezes nas Américas em 2025, alerta Opas
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou sobre um aumento alarmante de 10.139 casos de sarampo e 18 mortes em 10 países das Américas, destacando a baixa cobertura vacinal como a principal causa. O crescimento é de 34 vezes em relação ao mesmo período do ano passado.
Até o dia 8 de outubro, os surtos foram registrados em países como Canadá, México e Estados Unidos, que juntos somam a maior parte dos casos. A Opas identificou que 71% dos infectados não estavam vacinados, enquanto 18% tinham a situação vacinal desconhecida. Apesar de um leve aumento na cobertura vacinal em 2024, a primeira dose da vacina tríplice viral ainda não alcançou os 89% recomendados, e a segunda dose está em apenas 79%.
Reforço na Vacinação
Daniel Salas, gerente executivo do Programa Especial de Imunização Integral da Opas, enfatizou a necessidade urgente de fortalecer a imunização de rotina e realizar campanhas direcionadas a comunidades de alto risco. Os surtos estão associados a dois genótipos do vírus, com a maioria dos casos ocorrendo entre crianças não vacinadas, mas também afetando adultos.
Os países mais afetados incluem Canadá (4.548 casos e 1 morte), México (3.911 casos e 14 mortes) e Estados Unidos (1.356 casos e 3 mortes). A maioria das mortes no México ocorreu entre pessoas indígenas, enquanto no Canadá, um óbito foi de um recém-nascido. Nos EUA, as fatalidades envolveram crianças e um adulto não vacinados.
Ações da Opas
A Opas está atuando para auxiliar os países com o envio de especialistas e monitoramento do risco de importação de casos. A organização não recomenda restrições de viagens, mas aconselha que turistas verifiquem sua vacinação antes de visitar áreas com surtos ativos. O objetivo é interromper os surtos para que as Américas mantenham o certificado de livre do sarampo endêmico, conquistado em 2016.
A Opas alerta que o controle do sarampo continua sendo um desafio devido à circulação do vírus em outras regiões e à resistência à vacinação em várias comunidades. Dados globais da OMS indicam que até julho de 2025, foram detectados 239.816 casos suspeitos e 108.074 confirmados de sarampo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.