- A Microsoft anunciou a implementação do recurso LE Audio no Windows 11.
- A nova tecnologia visa melhorar a qualidade do áudio em headsets Bluetooth, especialmente em jogos e chamadas.
- O LE Audio utiliza um algoritmo de compressão que garante som superior e elimina quedas de qualidade durante chats em jogos.
- O suporte ao super wideband stereo também beneficia chamadas em aplicativos como Microsoft Teams.
- Para aproveitar as melhorias, é necessário ter um headset Bluetooth compatível e um PC com Windows 11 atualizado.
A Microsoft anunciou a implementação do recurso LE Audio para o Windows 11, visando resolver problemas de qualidade de áudio em headsets Bluetooth. Usuários enfrentavam dificuldades, especialmente em jogos e chamadas, devido às limitações do Bluetooth Classic. Com a nova tecnologia, a empresa promete uma experiência de áudio significativamente melhorada.
O LE Audio utiliza um novo algoritmo de compressão, permitindo uma qualidade de som superior. Segundo Mike Ajax, gerente de programa da Microsoft, a mudança elimina a queda abrupta na qualidade do áudio durante chats em jogos. Agora, o áudio de jogos permanecerá em estéreo e será transmitido em qualidade super wideband, ao contrário da experiência limitada anterior.
Além disso, o suporte ao LE Audio melhora as chamadas em aplicativos como Microsoft Teams. Enquanto o Teams já utilizava Spatial Audio para headsets com fio, a nova tecnologia permite que isso também funcione em dispositivos Bluetooth. O suporte ao super wideband stereo pode ser ativado nas configurações de áudio do Teams.
Para usufruir dessas melhorias, é necessário ter um headset Bluetooth compatível com LE Audio e um PC com Windows 11 que suporte a nova tecnologia, além de drivers atualizados. A Microsoft planeja disponibilizar as atualizações necessárias para PCs existentes ainda este ano, e espera que a maioria dos novos laptops lançados a partir de 2025 já venha com suporte de fábrica.