- A Suíça lançou o modelo de código aberto Apertus, disponível na plataforma HuggingFace.
- O modelo foi treinado em mais de 1.800 idiomas e possui duas versões, com 8 bilhões e 70 bilhões de parâmetros.
- Apertus foi desenvolvido para seguir as leis de direitos autorais da União Europeia e um código de prática voluntário para inteligência artificial.
- O treinamento utilizou apenas fontes públicas, respeitando pedidos de exclusão de sites específicos.
- A iniciativa visa promover um ambiente de desenvolvimento de inteligência artificial mais transparente e acessível, desafiando modelos proprietários.
A Suíça apresentou, nesta segunda-feira, o modelo de código aberto Apertus, uma alternativa aos modelos proprietários como ChatGPT da OpenAI e Claude da Anthropic. O lançamento ocorreu na plataforma HuggingFace, onde estão disponíveis o código-fonte, dados de treinamento e pesos do modelo.
Desenvolvedores afirmam que Apertus, que significa “aberto” em latim, foi criado para estabelecer um novo padrão de modelos abertos e confiáveis. O modelo foi treinado em mais de 1.800 idiomas e está disponível em duas versões, com 8 bilhões e 70 bilhões de parâmetros, sendo comparável ao modelo Llama 3 da Meta, previsto para 2024.
O Apertus foi projetado para estar em conformidade com as leis de direitos autorais da União Europeia e um código de prática voluntário para IA. Enquanto isso, empresas de IA baseadas nos Estados Unidos expressaram preocupações sobre como essas regulamentações poderiam impactar a inovação no setor. O treinamento do modelo utilizou apenas fontes públicas, respeitando pedidos de exclusão de sites específicos, evitando assim a prática de “stealth-crawling”.
Com essa iniciativa, a Suíça busca promover um ambiente de desenvolvimento de IA mais transparente e acessível, desafiando a hegemonia dos modelos fechados que dominam o mercado atualmente.