Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Desejo por carro elétrico no Brasil permanece baixo apesar do aumento de interesse

A pesquisa indica que conforto, preço e economia de combustível são prioridades na escolha de veículos, com baixa emissão de poluentes em segundo plano.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Carro elétrico estacionado em uma área urbana (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • Apenas sete por cento dos brasileiros pretendem comprar um carro elétrico, segundo pesquisa do banco BV e da consultoria Consumoteca.
  • O estudo entrevistou duas mil pessoas entre cinco e nove de junho.
  • Fatores como conforto (quarenta e dois por cento), preço (trinta e oito por cento) e economia de combustível (trinta e sete por cento) são mais relevantes na decisão de compra.
  • A baixa emissão de poluentes é considerada um critério por apenas dezoito por cento dos entrevistados.
  • O interesse por veículos elétricos é maior nas classes A e B, enquanto as classes C, D e E priorizam custo e manutenção.

Apenas 7% dos brasileiros pretendem adquirir um carro elétrico em sua próxima compra, conforme a pesquisa “A relação do brasileiro com o carro”, realizada pelo banco BV em parceria com a consultoria Consumoteca. O estudo, que entrevistou 2 mil pessoas entre 5 e 9 de junho, revela que fatores como conforto (42%), preço (38%) e economia de combustível (37%) são mais relevantes na decisão de compra.

A pesquisa destaca que a baixa emissão de poluentes é considerada um critério por apenas 18% dos entrevistados. O interesse por veículos elétricos e híbridos é predominantemente observado nas classes A e B, enquanto as classes C, D e E priorizam aspectos como custo acessível e manutenção. Metade da população espera que os modelos elétricos tenham preços mais baixos, e 47% valorizam a autonomia para longas viagens.

Desafios e Oportunidades

Os desafios enfrentados pelo mercado de carros elétricos no Brasil incluem a necessidade de preços mais acessíveis e maior autonomia. Jamil Ganan, diretor de negócios de varejo do banco BV, observa que os avanços tecnológicos têm possibilitado que os veículos elétricos atuais ofereçam uma autonomia significativamente maior e preços mais competitivos em relação aos modelos anteriores.

Com a crescente preocupação ambiental, a expectativa é que, à medida que a tecnologia evolui, o interesse por carros elétricos possa aumentar, especialmente se os fabricantes atenderem às demandas de preço e autonomia.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais