02 de jul 2025


Mercados da Ásia-Pacífico devem abrir em baixa após acordo comercial EUA-Vietnã
Mercados da Ásia Pacífico enfrentam queda após tarifas de 20% dos EUA sobre produtos vietnamitas e tarifas adicionais para transbordo.

O edifício Otemachi One Tower em Tóquio, Japão. (Foto: Bloomberg | Bloomberg | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Mercados da Ásia-Pacífico devem abrir em baixa após acordo comercial EUA-Vietnã
Ouvir a notícia
Mercados da Ásia-Pacífico devem abrir em baixa após acordo comercial EUA-Vietnã - Mercados da Ásia-Pacífico devem abrir em baixa após acordo comercial EUA-Vietnã
Os mercados da Ásia-Pacífico devem abrir em baixa nesta quinta-feira, 29 de junho, após o anúncio de um novo acordo comercial entre os Estados Unidos e o Vietnã. O presidente Donald Trump revelou que os EUA imporão uma tarifa de 20% sobre produtos vietnamitas, enquanto o Vietnã aplicará uma tarifa de zero. Essa medida ocorre em um momento em que o prazo de 90 dias para a suspensão de tarifas se aproxima.
O acordo permitirá que os EUA tenham acesso isento de tarifas ao mercado vietnamita. Além disso, Trump mencionou que produtos originários de outros países e enviados ao Vietnã para posterior exportação aos EUA enfrentarão uma tarifa de 40%. Essa prática, conhecida como transbordo, é frequentemente utilizada para contornar barreiras comerciais. O Vietnã tem sido um ponto de transbordo para produtos da China, um dos principais exportadores para os EUA.
Os índices de ações na Ásia refletem essa incerteza. O Nikkei 225 do Japão deve abrir levemente em baixa, com futuros em 39.740, em comparação ao fechamento anterior de 39.762,48. O S&P/ASX 200 da Austrália também deve ter uma abertura negativa, com futuros em 8.587, abaixo do fechamento anterior de 8.597,7. O índice Hang Seng de Hong Kong apresenta futuros em 24.174, inferior ao fechamento de 24.221,41.
Nos EUA, os futuros das ações estão estáveis, enquanto os investidores aguardam o importante relatório de empregos de junho. O S&P 500 e o Nasdaq fecharam em alta na quarta-feira, com o S&P 500 atingindo um novo recorde intradiário. O Dow Jones teve uma leve queda de 10,52 pontos, encerrando o dia em 44.484,42.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.