Breaking News

10 de jul 2025

Soldado brasileiro testemunha reunião nazista em trama de espiões de Paulo Valente

Paulo Valente revela segredos da Segunda Guerra Mundial em seu novo livro, incluindo uma tradução inédita da Conferência de Wannsee.

Força Expedicionária Brasileira. Sentados, da esq. para a dir.: Allan Fischer, Joel Silveira, Egídio Squeff e Fernando Stamato. Em pé, na mesma ordem: Rubem Braga, Frank Norall, Thassilo Mitke, Henry Bagley, Raul Brandão e Horácio Gusmão (Foto: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã)

Força Expedicionária Brasileira. Sentados, da esq. para a dir.: Allan Fischer, Joel Silveira, Egídio Squeff e Fernando Stamato. Em pé, na mesma ordem: Rubem Braga, Frank Norall, Thassilo Mitke, Henry Bagley, Raul Brandão e Horácio Gusmão (Foto: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã)

Ouvir a notícia

Soldado brasileiro testemunha reunião nazista em trama de espiões de Paulo Valente - Soldado brasileiro testemunha reunião nazista em trama de espiões de Paulo Valente

0:000:00

Paulo Valente, filho da renomada escritora Clarice Lispector, lança seu novo livro, "Heróis por Acaso", que aborda intrigas da Segunda Guerra Mundial. A obra, publicada pela editora Record, traz uma narrativa que mescla ficção e fatos históricos, destacando a história de Felix Becker e uma tradução inédita da ata da Conferência de Wannsee.

Valente, que já publicou obras de economia e literatura infantil, revela que sua principal influência não é a mãe, mas sim as histórias de seu pai, o diplomata Maury Gurgel Valente. Ele recorda momentos da infância, como quando seu pai foi consultado sobre a posição do Brasil na Guerra das Malvinas. "As pessoas acham que a espionagem é coisa de filme americano, mas isso aconteceu no Brasil", afirma o autor.

O livro é dividido em duas partes. A primeira é uma versão atualizada de "Lealdade a Si Próprio", de 2014, que narra relatos de descendentes de imigrantes alemães, italianos e japoneses no Brasil, refletindo sobre suas lealdades durante a guerra. Valente menciona os afundamentos de navios brasileiros e a descoberta de um rádio amador que transmitia informações para os nazistas a partir do Rio de Janeiro.

A História de Felix Becker

A segunda parte do livro foca na vida de Felix Becker, que, ao visitar seu avô na Alemanha, é convocado para o Exército. Míope, ele acaba trabalhando na cozinha e testemunha a Conferência de Wannsee, onde os nazistas discutiram métodos de genocídio. "Eles precisavam inventar um procedimento para matar em grande massa, que foi a câmara de gás", explica Valente.

Além disso, a obra inclui uma tradução inédita da ata da conferência, realizada por Alessandra Bonrruquer. Valente utiliza dados históricos coletados de jornais antigos, como a Folha e o New York Times, para construir sua narrativa. Ele acredita que a história não se repete, mas continua, e vê paralelos entre os conflitos atuais e a luta nazista por recursos.

Valente, que já escreveu cinco livros de economia e três infantis, tem um novo romance previsto para o próximo ano, intitulado "Niles Bond: O Emissário de Kennedy que Derrubou o Jânio Quadros". O preço de "Heróis por Acaso" é de R$ 74,90 (versão impressa) e R$ 39,90 (ebook).

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela