- Wolfgang Tillmans, fotógrafo alemão nascido em 1968, é conhecido por suas inovações nas áreas de retratos, paisagens e abstrações.
- Sua obra foi exibida em importantes museus, como MoMA e Tate, e ele é patrocinado pela Bloomberg Connects.
- Em um novo podcast, Tillmans discute suas influências, desde escritores e músicos até outros artistas, e como experiências culturais moldaram sua obra.
- Ele também fala sobre sua participação na Bienal de São Paulo 2025, com uma instalação intitulada “Not every traveler walks the roads – On humanity as a practice”.
- A exposição na Bienal de São Paulo é curada por Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e explora o tema da humanidade como uma prática.
Wolfgang Tillmans: A Jornada de um Fotógrafo Inovador
Nascido em 1968, em Remscheid, Alemanha, Wolfgang Tillmans é um fotógrafo renomado por suas inovações nas áreas de retratos, paisagens e abstrações. Sua obra já foi exibida em importantes museus, como MoMA e Tate, e ele é patrocinado pela Bloomberg Connects.
Influências e Participação na Bienal de São Paulo
Em um novo podcast, Tillmans discute suas influências, desde escritores e músicos até outros artistas, e como experiências culturais moldaram sua obra. Ele também fala sobre sua participação na Bienal de São Paulo 2025, com uma instalação intitulada “Not every traveler walks the roads – On humanity as a practice”.
Experiências que Moldaram Sua Carreira
Tillmans destaca influências como Kurt Schwitters, Francisco de Zurbarán e Isa Genzken. Ele também menciona uma experiência significativa em um concerto de Laurie Anderson em 1986 e a filosofia de Jiddu Krishnamurti. Essas influências são refletidas em seu trabalho, que abrange desde imagens urgentes de eventos sociais até fotografias experimentais sem câmera.
Exposições e Reconhecimento
O trabalho de Tillmans foi apresentado em várias exposições importantes, incluindo o MoMA e o Metropolitan Museum of Art em Nova York, Tate e Serpentine em Londres, e o National Museum of Art em Osaka, Japão. A Bienal de São Paulo em 2025 contará com uma instalação de Tillmans, que será exibida ao lado de outros artistas notáveis.
O Conceito da Exposição
A exposição na Bienal de São Paulo é curada por Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e explora o tema da humanidade como uma prática. A instalação de Tillmans, “Not every traveler walks the roads – On humanity as a practice”, é uma das seis apresentadas na exposição, que também inclui obras de Lynn Hershman Leeson, Oscar Murillo, Otobong Nkanga e Nari Ward.
Bloomberg Connects
A exposição na Bienal de São Paulo é apresentada na Bloomberg Connects, uma plataforma que oferece acesso a uma vasta gama de organizações culturais internacionais. A plataforma adiciona regularmente novos guias, incluindo o da Bienal de São Paulo, que detalha o conceito por trás da exposição e apresenta todos os artistas participantes.