29 de abr 2025
Exposição revela fotografias raras da Movida espanhola no Brasil até maio
Exposição no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro traz 40 fotografias de artistas da Movida, incluindo Almodóvar e Warhol, até 30 de maio.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Exposição revela fotografias raras da Movida espanhola no Brasil até maio
Ouvir a notícia
Exposição revela fotografias raras da Movida espanhola no Brasil até maio - Exposição revela fotografias raras da Movida espanhola no Brasil até maio
Fotografias raras de personalidades como o artista visual Andy Warhol e o cineasta Pedro Almodóvar serão exibidas pela primeira vez no Brasil a partir desta terça-feira, 29 de abril, às 19h, na mostra "A fotografia espanhola nos tempos da Movida". A exposição, que acontece no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, apresenta cerca de 40 fotografias de 29 artistas, destacando o impacto do movimento contracultural que surgiu em Madri nos anos 1970, após o fim do franquismo.
O acervo inclui retratos icônicos, como os de Almodóvar para a promoção do filme “Mulheres à beira de um ataque de nervos” (1988), clicados por Paco Navarro. Também estão presentes imagens da pintora surrealista Maruja Mallo, retratada por Jaime Gorospe, e de Andy Warhol em Madri, capturadas por Antonio Zafra durante sua exposição na Galería Fernando Vijande.
Curadoria e Acesso
Sob a curadoria de Pablo Sycet, a mostra visa não apenas apresentar as obras, mas também destacar os protagonistas do movimento, tanto do lado da câmera quanto do outro. Além das fotografias, a exposição conta com uma seleção de publicações da imprensa alternativa, onde muitos dos fotógrafos do Movida publicavam seus trabalhos. A entrada é gratuita e a exposição ficará em cartaz até 30 de maio.
Os visitantes poderão apreciar a riqueza da fotografia espanhola e seu papel na contracultura, refletindo sobre um período de transformação artística e social. A mostra é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a Movida e seus influentes artistas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.