24 de jul 2025
Mural de Banksy com criança migrante é removido de parede em Veneza para restauração
A restauração do mural "Migrant Child" de Banksy gera polêmica entre artistas e ativistas sobre a preservação da arte contemporânea.

Criança migrante (2019), do artista de rua britânico Banksy em Veneza. (Foto: VINCENZO PINTO/AFP via Getty Images)
Ouvir a notícia:
Mural de Banksy com criança migrante é removido de parede em Veneza para restauração
Ouvir a notícia
Mural de Banksy com criança migrante é removido de parede em Veneza para restauração - Mural de Banksy com criança migrante é removido de parede em Veneza para restauração
O mural "Migrant Child", de Banksy, foi removido do Palazzo San Pantalon, em Veneza, para restauração. Criado em 2019 durante a Bienal de Veneza, a obra retrata uma criança em um colete salva-vidas segurando um sinalizador rosa. Desde então, tornou-se um ponto turístico, mas, até 2023, começou a sofrer danos por água e sal.
A intervenção foi proposta pelo ministério da Cultura da Itália, após a deterioração do mural. A decisão gerou críticas de artistas e ativistas, que argumentaram que a degradação da obra fazia parte de sua mensagem. O artista Evyrein afirmou que Banksy sabia que sua criação não era feita para durar e que restaurá-la "vai contra a essência" da obra.
A restauração foi financiada pelo banco local Banca Ifis, que alegou ter consultado pessoas próximas a Banksy, mas não confirmou a autorização direta do artista. O projeto foi executado por uma equipe de conservação liderada por Federico Borgogni, que removeu uma parte da parede onde o mural estava pintado. O banco planeja exibir a obra em eventos culturais gratuitos após a restauração, mas ainda não divulgou datas ou custos.
Embora o mural não se qualificasse para proteção estatal, recebeu atenção especial após pressão do prefeito de Veneza e do presidente da região do Vêneto. O subsecretário do ministério da Cultura, Vittorio Sgarbi, afirmou que a proteção da arte contemporânea é uma prioridade, independentemente da autorização do autor. A discussão sobre a necessidade de restauração do mural e seu significado continua em aberto.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.