- O Festival Brasilidades ocorrerá nos dias seis e sete de setembro no Museu da República, no Catete.
- O evento, das nove às dezoito horas, celebra a diversidade cultural brasileira com música, dança, teatro, literatura, gastronomia e artesanato.
- A entrada é gratuita e faz parte do calendário do Rio Capital Mundial do Livro 2025.
- A programação inclui apresentações como a peça infantil “Nossa floresta” e shows de carimbó e folclore gaúcho.
- O festival também contará com uma feira gastronômica e expositores de artesanato, além de editoras independentes.
Neste fim de semana, 6 e 7 de setembro, os jardins do Museu da República, no Catete, serão o cenário do Festival Brasilidades — Cores, Sons e Sabores do Nosso País. O evento, que ocorre das 9h às 18h, celebra a diversidade cultural brasileira com uma programação rica em música, dança, teatro, literatura, gastronomia e artesanato. A entrada é gratuita e a iniciativa faz parte do calendário do Rio Capital Mundial do Livro 2025, promovendo o Circuito Carioca de Artes e Culturas.
O festival, em sua segunda edição, busca transformar o espaço em um grande mosaico de tradições e ritmos. Karla Maria Costa, do Circuito Carioca de Artes e Culturas, destaca que o objetivo é criar um espaço de encontro e celebração da riqueza cultural do Brasil. Entre as atrações, estão rodas de conversa literárias com as escritoras Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz.
Programação Diversificada
No sábado, a programação inclui a peça infantil “Nossa floresta”, do teatro de marionetes Papa Vento, às 11h. O público poderá desfrutar do show de carimbó com Letto e o Baile Norteado, ao meio-dia, e do espetáculo musical “Da bossa nova ao samba”, com Fhernanda Fernandes, às 15h.
O domingo será marcado pela apresentação da Folia de Reis Penitentes do Santa Marta, às 10h, e pela peça infantil “Como nasceu a noite”, novamente com o grupo Papa Vento, às 11h. O show de Folclore Gaúcho com Eco Leguero está agendado para o meio-dia, seguido pela apresentação da Banda Áfrika, que traz o show “Banda Áfrika canta a Bahia”, às 15h.
Feira Gastronômica e Artesanato
Além das apresentações, o festival contará com uma feira gastronômica e expositores de artesanato, oferecendo roupas, bijuterias, peças de decoração e acessórios. Editoras independentes também estarão presentes, destacando a produção literária fora do circuito comercial. O evento promete ser uma verdadeira viagem pelo Brasil, permitindo que os cariocas conheçam e apreciem as diversas manifestações culturais do país sem sair da cidade.