Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Ver-o-Peso impulsiona a comercialização de produtos amazônicos no Brasil

Joanna Martins lidera a 15ª edição do festival Ver-o-Peso, que celebra a gastronomia amazônica e homenageia seu pai, Paulo Martins

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Espetinho de peixe de missô com taperebá, oniguiri com furikake amazônico e conserva de maxixe, servido em um festival (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • Joanna Martins lidera a 15ª edição do festival Ver-o-Peso, em Belém, até 14 de setembro.
  • O evento, criado por seu pai, Paulo Martins, destaca a gastronomia amazônica e a interação entre chefs renomados e ingredientes locais.
  • Participam chefs como Carole Crema e Janaína Torres, com uma programação que inclui pratos como espetinho de peixe de missô com taperebá.
  • O festival é organizado pelo Instituto Paulo Martins e a produtora Origem Justa, mantendo a tradição familiar.
  • Nesta edição, foi lançada a biografia “Memórias de um Filho do Fogão”, que conta a trajetória de Paulo Martins.

Joanna Martins, aos 22 anos, lidera a 15ª edição do festival Ver-o-Peso, em Belém, até 14 de setembro. O evento, criado por seu pai, Paulo Martins, em 1990, destaca a gastronomia amazônica e promove a interação entre chefs renomados e ingredientes locais.

O festival conta com a presença de chefs como Carole Crema e Janaína Torres, além de uma feira com restaurantes locais, aulas e degustações. A programação inclui pratos como espetinho de peixe de missô com taperebá e oniguiri com furikake amazônico.

Desde sua primeira edição, o Ver-o-Peso tem como foco a conexão entre cozinheiros de diversas regiões e a rica culinária amazônica. O evento é organizado pelo Instituto Paulo Martins e a produtora Origem Justa, mantendo a tradição familiar. Chefs como Claude Troisgros e Alex Atala já visitaram o mercado Ver-o-Peso, onde estão disponíveis ingredientes emblemáticos da cozinha paraense, como jambu e tucupi.

A interação dos chefs com a cultura alimentar local é um dos pilares do festival. Benê Souza, do Z Deli, destacou a importância da memória cultural na escolha dos ingredientes. Telma Shimizu, do Aizomê, também explorou a região de Tomé-Açu, onde a agricultura se adapta às tradições locais após a perda da cultura da pimenta-do-reino.

Nesta edição, foi lançada a biografia “Memórias de um Filho do Fogão”, que narra a trajetória de Paulo Martins. O festival, que promove a valorização da culinária paraense, busca ampliar o reconhecimento da gastronomia brasileira no cenário nacional e internacional.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais