Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Dyani White Hawk conquista representação em galeria de Nova York antes de exposição

Dyani White Hawk é reconhecida por sua arte que integra tradições nativas e abstração, destacando-se em exposições e recebendo prêmios significativos.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Dyani White Hawk e Jaida Grey Eagle posam juntas em um ambiente interno (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • Dyani White Hawk, artista da Bienal de Whitney de 2022, agora é representada pela galeria Alexander Gray Associates, em Nova York.
  • A artista mantém sua relação com a Bockley Gallery e é conhecida por suas obras que destacam a contribuição de artistas nativos americanos na abstração.
  • Com ascendência Sicangu Lakota, alemã e galesa, White Hawk utiliza miçangas e penas em suas criações, reinterpretando elementos culturais.
  • Sua instalação de mosaico cerâmico, Nourish, está em exibição no Whitney Museum, e em 2023, participou da exposição “Indian Theater: Native Performance, Art, and Self-Determination since 1969” no Bard College.
  • White Hawk recebeu prêmios significativos, incluindo uma bolsa MacArthur em 2023 e uma bolsa Guggenheim em 2024.

Dyani White Hawk, artista de destaque na Bienal de Whitney de 2022, agora é representada pela galeria Alexander Gray Associates, em Nova York. A artista, que mantém sua relação com a Bockley Gallery, é reconhecida por suas obras que ressaltam a contribuição de artistas nativos americanos na abstração.

Com ascendência Sicangu Lakota, alemã e galesa, White Hawk utiliza miçangas e penas em suas criações, que reinterpretam formas de desenhos em livro de contabilidade e outros elementos culturais. Suas obras, frequentemente expostas em museus, desafiam a visão ocidental da abstração, integrando a rica tradição da arte nativa.

Recentemente, sua instalação de mosaico cerâmico, Nourish, está em exibição no Whitney Museum. Em 2023, White Hawk participou da exposição “Indian Theater: Native Performance, Art, and Self-Determination since 1969”, no museu de Bard College. Sua carreira ganhou impulso com prêmios significativos, incluindo uma bolsa MacArthur em 2023 e uma bolsa Guggenheim em 2024.

Alexander Gray, fundador da galeria, elogiou a nova parceria como uma oportunidade de colaboração, destacando o papel da Bockley Gallery na promoção de artistas indígenas. Todd Bockley, fundador da Bockley Gallery, afirmou que a representação em Nova York era uma necessidade há anos e que a Alexander Gray Associates oferece um suporte ético e centrado no artista, essencial para o crescimento da prática de White Hawk.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais