- A exposição “Os Mundos de Leonardo Da Vinci” foi inaugurada no Visualfarm Gymnasium, em São Paulo, no dia 6 de março de 2023.
- O espaço é o primeiro Laboratório de Artes Imersivas da América Latina e oferece uma experiência inovadora sobre a vida e obra de Da Vinci.
- A mostra inclui réplicas de invenções e uma câmara secreta que aborda aspectos pouco discutidos da vida do artista, como sua sexualidade e controvérsias científicas.
- Os visitantes podem interagir com a exposição por meio de fones de ouvido, conversas com um ator que interpreta Giorgio Vasari ou apreciando o espaço em silêncio.
- O Visualfarm Gymnasium planeja receber outras exposições, como “Astro” e “Histórias da Floresta”, ainda em 2023.
A nova exposição “Os Mundos de Leonardo Da Vinci” foi inaugurada no Visualfarm Gymnasium, em São Paulo, no dia 6 de março de 2023. Este espaço, que se propõe a ser o primeiro Laboratório de Artes Imersivas da América Latina, oferece uma experiência única e inovadora sobre a vida e obra do renomado artista renascentista.
A mostra, idealizada por Alexis Anastasiou, fundador do estúdio Visualfarm, é uma versão ampliada da exposição realizada no Morumbi Shopping. O objetivo é proporcionar uma imersão profunda na mente de Da Vinci, permitindo que os visitantes explorem sua multifacetada personalidade como inventor, pintor e cientista. A experiência inclui réplicas de suas invenções e uma câmara secreta que revela aspectos pouco discutidos de sua vida.
Os visitantes podem interagir de diversas maneiras, seja ouvindo explicações com fones de ouvido, conversando com um ator que interpreta Giorgio Vasari, ou simplesmente apreciando a exposição em silêncio. Alexis destaca que a imersão busca transportar o público para outra realidade, semelhante ao que o cinema proporciona.
O espaço conta com um domo de 200 m², onde os visitantes podem “sobrevoar” Florença, cidade natal de Da Vinci, deitados em puffs. Além disso, a exposição inclui um salão com réplicas de suas invenções e uma área dedicada a aspectos menos conhecidos de sua vida, acessível por uma passagem secreta. Ali, temas como sua sexualidade e as controvérsias em torno de suas práticas científicas são abordados.
A experiência culmina em um salão imersivo que recria o refeitório de Santa Maria delle Grazie, onde está localizada a famosa obra “A Última Ceia”. Alexis enfatiza que a proposta é fazer com que o Brasil se torne um referencial em exposições imersivas, atraindo a atenção internacional. O Visualfarm Gymnasium também planeja receber outras mostras, como “Astro”, sobre astronomia, e “Histórias da Floresta”, no segundo semestre de 2023.