Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Grupos femininos fazem história no Grammy em 2026 com Katseye e Huntr/x

Grupos femininos fazem história no Grammy de 2026: Katseye disputa Best New Artist; Huntr/x recebe diversas indicações, incluindo Golden

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Sophia, Lara, Yoonchae, Manon, Megan and Daniela of KATSEYE at the GRAMMY Museum on September 18, 2025 in Los Angeles
0:00 0:00
  • Histórico: desde 2007, com a indicação de The Chicks por “Not Ready to Make Nice”, não havia presença relevante de girl groups nas categorias principais; em 2026, Katseye e Huntr/x (Golden) marcam novas indicações, com Golden em Song of the Year e Katseye em Best New Artist.
  • Song of the Year: Huntr/x recebeu indicação com a canção “Golden”, primeira vez em quase vinte anos que uma música de grupo feminino é indicada nessa categoria; competição inclui artistas como Lady Gaga e Kendrick Lamar; Huntr/x também foi indicado para Best Compilation Soundtrack for Visual Media e Best Song Written for a Visual Media.
  • Best Pop Duo/Group Performance: Katseye e Huntr/x disputam a categoria junto com Gabriela; entre as indicadas estão também “Golden” e “Gabriela”.
  • Novas Conquistas: pela primeira vez desde a criação da categoria, grupos femininos aparecem em Best Pop Duo/Group Performance; Katseye figura entre Best New Artist, com Olivia Dean e Addison Rae entre os destaques.
  • FLO: trio britânico foi indicado para Best Progressive R&B Album com o álbum “Access All Areas”, aumentando a presença feminina no Grammy de 2026.

As premiações de música têm historicamente mostrado baixa representatividade de grupos femininos. Desde 2007, com a indicação de The Chicks por “Not Ready to Make Nice”, não houve mais presença significativa de girl groups nas categorias principais. A situação começou a mudar na edição de 2026 do Grammy, quando os grupos Katseye e Huntr/x (com a canção “Golden”) conquistaram indicações que marcam um novo capítulo na história das premiações.

Katseye foi indicado como Best New Artist, enquanto Huntr/x recebeu múltiplas indicações, incluindo Song of the Year por “Golden”. Essa é a primeira vez em quase 20 anos que uma canção de um grupo feminino é indicada nessa categoria. Na disputa, “Golden” enfrenta nomes como Lady Gaga e Kendrick Lamar. Além disso, Huntr/x também foi indicado para Best Compilation Soundtrack for Visual Media e Best Song Written for a Visual Media.

Novas Conquistas

O Grammy 2026 também marca a primeira vez que grupos femininos aparecem na categoria Best Pop Duo/Group Performance desde sua criação em 2012. As canções “Golden” e “Gabriela” de Katseye estão entre as indicadas, competindo contra artistas como Ariana Grande e Rosé. Na categoria de Best New Artist, Katseye se junta a outros talentos emergentes, como Olivia Dean e Addison Rae.

Por sua vez, o trio britânico FLO foi indicado para Best Progressive R&B Album com o álbum “Access All Areas”, destacando ainda mais a presença feminina no evento. A edição deste ano do Grammy traz um renovado otimismo quanto à inclusão de grupos femininos, que, embora tenham enfrentado desafios, começam a conquistar seu espaço nas grandes premiações.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais