Entretenimento

04 de jul 2025

Implanon será disponibilizado no SUS como novo método contraceptivo ainda este ano

Implanon será disponibilizado no SUS, com meta de atender 500 mil mulheres até 2026 e distribuição de 1,8 milhão de implantes.

Aplicação de implante subcutâneo para contracepção hormonal (Foto: Adobe Stock)

Aplicação de implante subcutâneo para contracepção hormonal (Foto: Adobe Stock)

Ouvir a notícia

Implanon será disponibilizado no SUS como novo método contraceptivo ainda este ano - Implanon será disponibilizado no SUS como novo método contraceptivo ainda este ano

0:000:00

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (3), que o Implanon, um implante hormonal contraceptivo, será disponibilizado no SUS (Sistema Único de Saúde) ainda este ano. A expectativa é atender 500 mil mulheres e distribuir até 1,8 milhão de implantes até 2026.

Considerado altamente eficaz, o Implanon é comercializado no Brasil desde 2001 e atua liberando etonogestrel, um derivado sintético da progesterona. Segundo Ilza Maria Urbano Monteiro, presidente da comissão de anticoncepção da Febrasgo, o implante impede a ovulação e cria uma barreira no colo do útero, resultando em uma taxa de falha de apenas 0,05%.

O implante pode ser utilizado por pessoas a partir de 14 anos em idade reprodutiva. A principal contraindicação é para aquelas que tiveram câncer de mama. A aplicação é feita sob anestesia local, geralmente no braço, e o efeito contraceptivo dura três anos. O início do efeito ocorre logo após a inserção, que deve ser feita no início do ciclo menstrual.

Efeitos e Considerações

Após a aplicação, cerca de 75% das usuárias podem apresentar alterações no ciclo menstrual, como sangramentos irregulares. Ilza Monteiro ressalta que não é possível garantir que o método irá interromper completamente a menstruação, embora algumas mulheres busquem essa opção.

O Implanon é o único implante hormonal aprovado pela Anvisa no Brasil. O preço máximo em farmácias pode chegar a R$ 1.267,35. A portaria que oficializa sua incorporação ao SUS deve ser publicada em breve, e as áreas técnicas terão 180 dias para implementar a oferta, o que inclui a capacitação de profissionais e a distribuição do insumo.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela