24 de jul 2025
Agora Tem Especialistas disponibiliza 635 vagas para médicos no SUS em todo o país
Ministério da Saúde oferece 1,7 mil vagas para médicos especialistas, visando melhorar o atendimento no SUS em regiões carentes.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Agora Tem Especialistas disponibiliza 635 vagas para médicos no SUS em todo o país
Ouvir a notícia
Agora Tem Especialistas disponibiliza 635 vagas para médicos no SUS em todo o país - Agora Tem Especialistas disponibiliza 635 vagas para médicos no SUS em todo o país
O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (24), o edital do programa Agora Tem Especialistas, que disponibiliza 1,7 mil vagas para médicos especialistas. O objetivo é aprimorar a formação desses profissionais em regiões carentes, reduzindo o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições podem ser feitas até 28 de julho na plataforma da UNA-SUS, com início das atividades previsto para setembro.
O programa oferece 635 vagas imediatas e 1.143 para cadastro reserva. A presença de especialistas em áreas desassistidas é crucial para garantir acesso aos serviços do SUS, evitando deslocamentos longos da população em busca de atendimento especializado. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que esta é a primeira vez que um programa é criado para trazer médicos especialistas para a Atenção Especializada da rede pública.
Detalhes do Programa
Os 16 cursos de aprimoramento oferecidos no programa incluem atividades práticas em hospitais e policlínicas da rede pública. Cada curso terá 12 meses de duração, com 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial e 4 horas para atividades educacionais, como mentoria remota e imersões em serviços de referência. As especialidades prioritárias para o SUS, como oncologia e ginecologia, serão abordadas, garantindo que os participantes adquiram conhecimentos relevantes para atender às demandas da população.
O Agora Tem Especialistas segue o modelo do Programa Mais Médicos, que focou na formação de médicos de família e comunidade. A iniciativa visa não apenas a formação, mas também o desenvolvimento contínuo dos profissionais já especializados, contribuindo para a melhoria do atendimento no SUS.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.