Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Gabriel Moreno revela desafios ao criar cartaz para filme de Paul Thomas Anderson

Gabriel Moreno utilizou referências online e criou um cartaz a lápis que mistura estética barroca e iconografia contemporânea.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Gabriel Moreno em seu estúdio em Madrid, com as obras The Apple of Lilith e Queen Time Out ao fundo (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • Gabriel Moreno, artista cordobês, foi convidado para criar o cartaz do filme “Una batalla tras otra”, de Paul Thomas Anderson.
  • O convite foi feito por uma agência de Los Angeles em junho de 2023.
  • Moreno, que prioriza a liberdade criativa, aceitou o desafio com a condição de ter total liberdade em sua criação.
  • O filme, que estreia em 26 de setembro, é um thriller baseado na obra “Vineland”, de Thomas Pynchon, e conta com um elenco que inclui Leonardo DiCaprio e Sean Penn.
  • A obra de Moreno foi exibida no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e nas redes sociais da Warner Bros.

Gabriel Moreno, artista cordobês, foi convidado para criar o cartaz da nova película de Paul Thomas Anderson, “Una batalla tras otra”, após deixar a publicidade para se dedicar à pintura e ilustração. O convite, recebido em junho de 2023, veio de uma agência de Los Angeles, que se encantou com seu trabalho.

Moreno, que já havia recusado diversos projetos publicitários para preservar sua liberdade criativa, aceitou o desafio. Ele havia feito exceções anteriormente, como em 2017, quando desenhou o cartaz de “El hombre de las mil caras”, que lhe rendeu um prêmio. “A única condição para aceitar é ter liberdade criativa”, afirma o artista.

O filme, que estreia em 26 de setembro, é um thriller baseado na obra “Vineland”, de Thomas Pynchon, e conta com um elenco estrelado, incluindo Leonardo DiCaprio e Sean Penn. Moreno tentou ler o livro, mas não conseguiu terminar, sentindo que a tradução não o agradou. “Não sei se foi a tradução, mas tive a sensação de que estava mal escrito”, comentou.

Sem uma sessão fotográfica em Los Angeles, o artista buscou referências online e organizou uma sessão em sua casa em Baena, onde utilizou elementos icônicos do filme. O resultado foi uma obra 100% a lápis, que combina a estética barroca com a iconografia contemporânea, refletindo sua visão artística.

A peça foi exibida no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e nas redes sociais da Warner Bros. Moreno, que se considera um fã do Renascimento, busca trazer à vida personagens fictícios que o inspiram, refletindo sobre a representação feminina em sua arte. “A mulher é um lienzo em branco”, diz ele, desafiando rótulos e buscando expressar suas emoções através de suas obras.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais