28 de jul 2025
O futuro das exclusividades em consoles de games gera incertezas crescentes
Sony contrata diretor para ampliar jogos multiplataforma, sinalizando mudanças na estratégia de exclusividade e acesso ao mercado.

Foto: Christian Petersen (Getty Images)
Ouvir a notícia:
O futuro das exclusividades em consoles de games gera incertezas crescentes
Ouvir a notícia
O futuro das exclusividades em consoles de games gera incertezas crescentes - O futuro das exclusividades em consoles de games gera incertezas crescentes
A Sony está mudando sua estratégia de mercado ao contratar um diretor sênior de multiplataforma, indicando que mais jogos exclusivos podem ser lançados em outras plataformas. A vaga, divulgada recentemente, visa expandir a presença da PlayStation em lojas digitais como Steam, Epic Games Store, Xbox e Nintendo.
Desde o lançamento do PlayStation 5 e do Xbox Series X/S, a rivalidade entre as duas marcas reacendeu debates sobre exclusividades e desempenho. A Sony investiu pesadamente em títulos como Final Fantasy, enquanto a Microsoft, após adquirir a Bethesda, fez lançamentos exclusivos para Xbox e PC. Contudo, a situação parece estar mudando.
A nova abordagem da Sony já se reflete em ações anteriores, como a liberação de jogos como Horizon Zero Dawn e Days Gone para PC, além de MLB: The Show estar disponível no Xbox. Recentemente, a empresa anunciou que publicará Helldivers 2 no Xbox Series X/S, sinalizando uma tendência crescente de jogos multiplataforma.
A mudança na estratégia pode ser uma resposta à queda nas vendas do Xbox e ao aumento dos custos de desenvolvimento de jogos. A Sony busca diversificar suas fontes de receita, considerando que a lealdade dos jogadores está mais ligada ao ecossistema do que a títulos exclusivos. Especialistas afirmam que a exclusividade já não é o principal fator de decisão na compra de consoles.
Com essa nova direção, a Sony pode estar se preparando para um futuro onde as barreiras entre plataformas se tornam menos rígidas, permitindo que mais jogadores acessem seus títulos, independentemente do console que possuam.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.