Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Startup inova ao oferecer previdência acessível pelo WhatsApp no Brasil

Startup de previdência privada cresce 11 vezes em clientes ao simplificar a adesão e firmar parcerias estratégicas, desafiando a cultura de consumo no Brasil.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Menos de 10% dos brasileiros contam com previdência privada. O objetivo da Stay é aumentar esse percentual (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg)
0:00 0:00
  • A Stay, startup de previdência privada, cresceu 11 vezes no número de clientes em 2024.
  • O crescimento foi impulsionado por uma jornada digital simplificada e parcerias estratégicas.
  • O CEO, Tsai Chi-Yu, destaca que menos de 10% da população brasileira investe em previdência privada.
  • A startup utiliza conceitos de economia comportamental e oferece serviços acessíveis via WhatsApp, atraindo jovens de 18 a 35 anos.
  • A Stay firmou parceria com a Zurich e planeja expandir seu alcance em 15 vezes neste ano.

A Stay, startup de previdência privada, registrou um crescimento de 11 vezes no número de clientes em 2024, impulsionada por uma jornada digital simplificada e parcerias estratégicas. O CEO, Tsai Chi-Yu, destaca que o principal desafio é mudar a cultura de consumo dos brasileiros, onde menos de 10% da população investe em previdência privada.

A startup utiliza conceitos de economia comportamental para incentivar a poupança, oferecendo serviços acessíveis via WhatsApp. Essa abordagem digital tem atraído especialmente jovens de 18 a 35 anos, que representaram 52% das contratações de previdência privada por canais digitais em 2024. Tsai critica a burocracia dos modelos tradicionais, onde consultas e transferências podem ser demoradas e complicadas.

Parcerias Estratégicas

A Stay firmou uma parceria com a Zurich, uma das maiores seguradoras do mundo, que cuida da custódia dos ativos. A startup, que levantou R$ 15 milhões em uma rodada Seed, planeja expandir seu alcance em 15 vezes neste ano. Tsai, com experiência em empresas como Uber e 99, acredita que o modelo corporativo é mais viável, pois é mais fácil convencer empresas a oferecer previdência a seus funcionários.

O mercado potencial da Stay abrange 90% do total, excluindo apenas as maiores empresas e pequenas e médias que não são viáveis no momento. A startup já está se expandindo para todas as regiões do Brasil, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Desafios e Oportunidades

Apesar do crescimento, a adesão à previdência privada no Brasil ainda é baixa, com apenas 8% da população investindo. Tsai aponta que a alta taxa de custos e a experiência negativa dos trabalhadores são barreiras significativas. Ele acredita que a conscientização sobre a insuficiência da Previdência Social será crucial para aumentar a adesão à previdência privada.

A Stay busca oferecer produtos personalizados que atendam às necessidades específicas das empresas, diferindo da prática comum dos bancos. Com tecnologia avançada, a startup permite a customização em tempo real, sem conflitos de interesse, já que não vende produtos próprios. O objetivo é que todos os brasileiros tenham acesso a alternativas de poupança para o futuro, além da Previdência Social.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais