- A farmacêutica britânica GSK anunciou um investimento de pelo menos $30 bilhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e fabricação nos Estados Unidos nos próximos cinco anos.
- O investimento inclui $1,2 bilhão para tecnologias avançadas e a construção de uma nova fábrica na Pensilvânia.
- O CEO da GSK, Emma Walmsley, ressaltou a importância da colaboração entre os EUA e o Reino Unido em ciência e inovação em saúde.
- A empresa já possui uma forte presença nos EUA e busca fortalecer sua cadeia de suprimentos e capacidades de P&D.
- Esse movimento se alinha a uma tendência de aumento de investimentos de empresas farmacêuticas globais nos EUA, em resposta à pressão do governo Trump para elevar a fabricação interna e reduzir os preços dos medicamentos.
A farmacêutica britânica GSK anunciou um investimento significativo de pelo menos $30 bilhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e fabricação nos Estados Unidos nos próximos cinco anos. O anúncio ocorreu durante a visita de três dias do presidente Donald Trump ao Reino Unido. A GSK destinará $1,2 bilhão para tecnologias avançadas, incluindo a construção de uma nova fábrica na Pensilvânia.
O CEO da GSK, Emma Walmsley, destacou a importância da colaboração entre os EUA e o Reino Unido em ciência e inovação em saúde. A empresa já possui uma forte presença nos EUA e busca fortalecer ainda mais sua cadeia de suprimentos e capacidades de P&D. O investimento inclui a construção de uma fábrica de biológicos para a produção de medicamentos respiratórios e oncológicos.
Esse movimento da GSK se alinha a uma tendência crescente entre empresas farmacêuticas globais, que têm aumentado seus investimentos nos EUA em resposta à pressão do governo Trump para elevar a fabricação interna e reduzir os preços dos medicamentos. Recentemente, a AstraZeneca anunciou um compromisso de $50 bilhões em P&D e fabricação nos EUA até 2030, seguindo o exemplo de outras empresas como Novartis e Sanofi.
Além do investimento em infraestrutura, a GSK também planeja integrar tecnologias digitais avançadas em suas cinco fábricas existentes nos Estados Unidos, localizadas na Pensilvânia, Carolina do Norte, Maryland e Montana. O foco em inovação e modernização visa não apenas aumentar a eficiência, mas também acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos.