12 de jul 2025
Extremistas atacam e destroem igreja durante conflito civil no Sudão
Extremistas demoliram igreja em Cartum com apoio das Forças Armadas do Sudão, intensificando ataques a locais religiosos no país.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Extremistas atacam e destroem igreja durante conflito civil no Sudão
Ouvir a notícia
Extremistas atacam e destroem igreja durante conflito civil no Sudão - Extremistas atacam e destroem igreja durante conflito civil no Sudão
Extremistas, com apoio das Forças Armadas do Sudão (SAF) e da polícia, destruíram um complexo de igreja pentecostal em Cartum, capital do Sudão, nesta semana. O ataque ocorreu na área de El Haj Yousif, onde a igreja, construída na década de 1990, foi arrasada. A Christian Solidarity Worldwide (CSW), organização de vigilância, confirmou que a demolição foi apoiada pelas autoridades locais.
Desde abril de 2023, o Sudão vive um intenso conflito civil entre as SAF e as Forças de Apoio Rápido (RSF), resultando em ataques frequentes a locais religiosos. A CSW destacou que a demolição em El Haj Yousif é parte de uma série de ataques direcionados a igrejas, que se intensificaram com a escalada do conflito. O diretor executivo da CSW, Scot Bower, afirmou que ataques a locais religiosos são crimes graves segundo o Estatuto de Roma.
A área de El Haj Yousif já havia sido palco de demolições de igrejas no passado. Em 2018, um complexo da Igreja Evangélica Presbiteriana do Sudão foi destruído, mesmo com um processo judicial em andamento sobre a propriedade do terreno. O pastor Abdul Harim relatou que as autoridades removeram móveis e Bíblias antes de arrasar o prédio.
Além disso, comunidades cristãs deslocadas pela guerra enfrentam restrições severas à prática religiosa. Em Wadi Halfa, cristãos foram impedidos de realizar um culto de Natal em um parque público. O pastor Mugadam Shraf Aldin Hassan mencionou que, apesar de uma aprovação verbal, as autoridades exigiram permissão por escrito para atividades em áreas muçulmanas.
O Sudão é considerado o quinto pior país em termos de perseguição a cristãos, segundo a Lista Mundial da Perseguição de 2025 da Portas Abertas. Mais de 100 igrejas e edifícios cristãos foram ocupados à força durante o conflito civil, evidenciando a grave situação enfrentada pelas comunidades religiosas no país.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.