Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Igrejas do mundo inteiro se mobilizam em oração pela paz na Ucrânia

Conflito na Ucrânia provoca apelos globais por paz; CMI e Papa Leão XIV destacam urgência de oração e proteção aos vulneráveis

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Foto: Reprodução
0:00 0:00
  • O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) lançou uma campanha de oração global pelo fim do conflito na Ucrânia, coincidente com o 34º aniversário da independência do país, em 24 de agosto.
  • O CMI convida cristãos de todo o mundo a se unirem em oração pela proteção de cristãos em áreas de conflito e pela cura dos feridos.
  • O Papa Leão XIV pediu um dia de oração e jejum pela paz em 22 de agosto, abrangendo também o Oriente Médio.
  • Desde o início do conflito, em fevereiro de 2022, cerca de 700 edifícios religiosos foram danificados ou destruídos e mais de 19.500 crianças ucranianas foram sequestradas, segundo a Ucrânia.
  • A mobilização global busca um cessar-fogo e a restauração da dignidade e dos direitos humanos em meio à crise.

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) lançou um apelo global para uma campanha de oração neste domingo, pedindo o fim do conflito na Ucrânia. A iniciativa coincide com o 34º aniversário da independência do país, que será celebrado em 24 de agosto. O CMI convida cristãos de todo o mundo a se unirem em oração, com foco na proteção dos cristãos em áreas de conflito e na cura dos feridos.

O Papa Leão XIV também se manifestou, solicitando que o dia 22 de agosto seja um momento de oração e jejum pela paz, não apenas na Ucrânia, mas também no Oriente Médio. O CMI disponibilizou um calendário online para que as igrejas se inscrevam e participem da corrente de oração, abordando temas como a proteção de ministros religiosos perseguidos e a restauração emocional dos afetados pela guerra.

Desde o início do conflito, em fevereiro de 2022, cerca de 700 edifícios religiosos foram danificados ou destruídos, e pelo menos 70 líderes religiosos ucranianos perderam a vida. Além disso, o conflito resultou no sequestro de mais de 19.500 crianças ucranianas, que, segundo a Ucrânia, estão sendo submetidas a processos de russificação, incluindo adoção forçada e reeducação. Essas ações são consideradas crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

O CMI e o Papa Leão XIV enfatizam a importância da oração pela paz, destacando a necessidade urgente de um cessar-fogo e a proteção dos mais vulneráveis. A mobilização global busca não apenas a paz imediata, mas também a restauração da dignidade e dos direitos humanos em meio à crise.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais