- O atacante francês Allan Saint-Maximin, ex-Newcastle, foi contratado pelo América do México e está regularizado para estrear.
- Com a chegada de Saint-Maximin, a Liga MX conta agora com 22 jogadores europeus.
- Apenas três dos 18 times da primeira divisão não têm atletas europeus: León, Mazatlán e Puebla.
- O América, sob o comando do treinador brasileiro André Jardine, ocupa a quarta posição na tabela do Torneo Apertura, com 11 pontos.
- A estreia de Saint-Maximin pode ocorrer no próximo domingo, contra o Atlas.
O futebol mexicano continua a atrair talentos europeus, com a recente contratação do atacante francês Allan Saint-Maximin, ex-Newcastle, pelo América do México. Anunciado há uma semana, ele já está regularizado e pronto para estrear. Com sua chegada, a Liga MX agora conta com 22 jogadores europeus, um reflexo da crescente tendência de veteranos de clubes de elite se juntarem ao campeonato mexicano.
Atualmente, apenas três dos 18 times da primeira divisão não possuem jogadores europeus em seus elencos: León, Mazatlán e Puebla. No América, sob o comando do brasileiro André Jardine, Saint-Maximin se juntará ao meia espanhol Álvaro Fidalgo, que está no clube desde 2021. A liga agora inclui atletas de sete países europeus, sendo a Espanha a mais representada, com 13 jogadores.
Atração de Jogadores Europeus
O México tem se tornado um destino popular para jogadores veteranos, seguindo a tendência observada em ligas como a MLS e a Arábia Saudita. Este ano, o campeonato mexicano recebeu nomes como o zagueiro Sergio Ramos, que se transferiu para o Monterrey, e o galês Aaron Ramsey, que se juntou ao Pumas. O português William Carvalho também foi recentemente contratado pelo Pachuca.
O atacante André-Pierre Gignac, que chegou ao Tigres em 2015, é um dos principais exemplos dessa “invasão” europeia. Com 12 títulos conquistados, incluindo cinco Campeonatos Mexicanos, Gignac se tornou uma figura emblemática do futebol no México.
Expectativas para a Estreia
Saint-Maximin, que teve passagens por clubes como o Al-Ahli e o Fenerbahçe, está ansioso para fazer sua estreia. A primeira oportunidade pode ocorrer no próximo domingo, contra o Atlas, pela sexta rodada do Torneo Apertura. O América ocupa atualmente a quarta posição na tabela, com 11 pontos, apenas um atrás do líder Pachuca.