- O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 ocorrerá no dia 5 de dezembro no Kennedy Center, em Washington D.C.
- O evento contará com a presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino.
- A Copa do Mundo será a primeira com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro.
- Os dois primeiros colocados de cada grupo e os oito melhores terceiros avançarão para a fase eliminatória.
- Até o momento, dez seleções estão classificadas: Brasil, Argentina, Equador, Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália e Nova Zelândia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 ocorrerá no dia 5 de dezembro no Kennedy Center, em Washington D.C. O evento, que contará com a presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino, surpreendeu a imprensa, que esperava que o sorteio fosse realizado em Las Vegas.
Durante a transmissão ao vivo do anúncio, Trump destacou a importância da Copa do Mundo, que será a primeira a contar com 48 seleções. Ele comparou o evento a “vários Super Bowls em um curto espaço de tempo”, ressaltando que alguns jogos poderão ser ainda mais grandiosos que a final da NFL. A nova estrutura do torneio incluirá 12 grupos com quatro seleções cada, onde os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros, avançarão para a fase eliminatória.
Trump também fez comentários sobre a taça da Copa, que estava em sua mesa durante a transmissão. Ele levantou o troféu e elogiou sua beleza, fazendo uma brincadeira sobre a possibilidade de ficar com ele. O presidente recebeu recentemente o troféu do Mundial de Clubes, que agora está exposto em seu escritório na Casa Branca.
Além dos países-sede, até o momento, 10 seleções já estão classificadas para o torneio: Brasil, Argentina, Equador, Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália e Nova Zelândia. Infantino também convidou Trump para assistir à final da Copa, marcada para 19 de julho em East Rutherford, Nova Jersey, entregando-lhe um ingresso simbólico.