- A Série C do Campeonato Brasileiro de 2025 inicia os quadrangulares finais neste sábado.
- As quatro equipes que se destacarem garantirão acesso à Série B de 2026.
- Os jogos de abertura incluem Guarani contra Ponte Preta e São Bernardo contra Londrina.
- No Grupo B, competem Caxias, Londrina, São Bernardo e Floresta; no Grupo C, estão Ponte Preta, Guarani, Náutico e Brusque.
- A média de pontos necessária para o acesso é de cerca de dez pontos em seis jogos, com destaque para Ituano em 2021 e Brusque em 2023, ambos com treze pontos.
A Série C do Campeonato Brasileiro de 2025 inicia sua fase decisiva neste sábado, com os quadrangulares finais que definirão as quatro equipes que subirão para a Série B de 2026. Os confrontos de abertura incluem o clássico Guarani x Ponte Preta e São Bernardo x Londrina.
No Grupo B, as equipes que competem são Caxias, Londrina, São Bernardo e Floresta. Já no Grupo C, estão Ponte Preta, Guarani, Náutico e Brusque. Após um turno e returno, os dois primeiros de cada grupo garantem vaga na Série B. Os líderes se enfrentarão em uma final, em jogos de ida e volta.
O primeiro jogo da rodada será um clássico em Campinas, onde Guarani e Ponte Preta se enfrentam às 17h no Brinco de Ouro. Às 19h30, o São Bernardo receberá o Londrina no estádio Primeiro de Maio. No domingo, Floresta e Caxias jogam às 16h30, seguidos por Brusque e Náutico às 19h.
Desde 2020, a Série C adotou o formato de quadrangulares para definir os acessos. Historicamente, a média de pontos necessária para avançar à Série B é de cerca de 10 pontos em seis jogos, o que representa um aproveitamento de aproximadamente 55%. As equipes que mais se destacaram foram Ituano em 2021 e Brusque em 2023, ambos com 13 pontos.
A Ferroviária, em 2024, é a única equipe a ter vencido todas as partidas em casa desde a adoção do novo formato. Das 14 equipes que não perderam em casa, 11 conseguiram o acesso. Por outro lado, nenhuma equipe que perdeu todos os jogos em casa conseguiu subir, evidenciando a importância de um bom desempenho como mandante.