- A FIFA autorizou a inscrição de Aymeric Laporte no Athletic Club após análise da documentação.
- O jogador, que estava no Al-Nassr, poderá participar de competições, incluindo a Champions League.
- A decisão foi tomada após o Athletic apresentar um recurso, alegando que a documentação foi enviada antes do prazo, mas não processada a tempo devido a problemas técnicos.
- O Athletic Club confirmou que a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) solicitará o Certificado de Transferência Internacional (CTI) à federação saudita.
- Laporte deve demorar algumas semanas para voltar a jogar, devido à falta de ritmo, mas é um reforço importante para o time.
Aymeric Laporte, defensor espanhol, foi autorizado pela FIFA a se inscrever no Athletic Club, após a análise de sua documentação. O jogador, que estava no Al-Nassr, poderá participar de competições, incluindo a Champions League, mesmo após um período de inatividade.
A decisão da FIFA ocorreu após o Athletic Club apresentar um recurso, alegando que a documentação necessária para a transferência foi submetida antes do prazo, mas não foi processada a tempo devido a problemas técnicos no sistema. O clube bilbaíno contou com a ajuda de um perito informático para comprovar que os documentos foram enviados às 23h57, apenas três minutos antes do fechamento do mercado.
O Athletic Club emitiu um comunicado confirmando a autorização da FIFA para que a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) solicite o Certificado de Transferência Internacional (CTI) à federação saudita. Assim que o CTI for emitido, Laporte será oficialmente registrado no clube.
A situação gerou preocupação, já que o defensor é um jogador importante para a seleção espanhola, especialmente com a proximidade da Copa do Mundo. A Associação de Futebolistas Profissionais (AFE) também interveio para garantir que Laporte não ficasse em um limbo legal, sem poder atuar até janeiro.
Com a chegada de Laporte, o técnico Ernesto Valverde ganha um reforço importante, especialmente com a suspensão de Yeray até abril. O Athletic já reservou a camisa número 14 para o jogador, que deve demorar algumas semanas para voltar aos gramados, devido à falta de ritmo de jogo.