- Três atletas do Londrina Esporte Clube denunciaram uma tentativa de manipulação de jogo antes da partida contra o Maringá, realizada em 26 de abril.
- Os jogadores receberam uma proposta de R$ 15 mil para que um deles recebesse um cartão amarelo nos primeiros 27 minutos da partida.
- A denúncia resultou na operação “Derby”, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Salvador (BA) e Itapema (SC).
- Os atletas, Iago Teles, Caio e Maurício, informaram a diretoria do clube, que acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Paranaense de Futebol (FPF).
- Os empresários envolvidos podem enfrentar penas de dois a seis anos de reclusão e multas, conforme a Lei Geral do Esporte.
Três atletas do Londrina Esporte Clube denunciaram uma tentativa de manipulação de jogo antes da partida contra o Maringá, realizada em 26 de abril, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Os jogadores foram abordados por empresários que ofereceram R$ 15 mil para que um deles recebesse um cartão amarelo nos primeiros 27 minutos da partida.
A denúncia levou à operação “Derby”, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que ocorreu nesta sexta-feira (12) em Salvador (BA) e Itapema (SC). Os atletas, identificados como Iago Teles, Caio e Maurício, relataram a abordagem no vestiário e imediatamente informaram a diretoria do clube, que acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Paranaense de Futebol (FPF).
Durante a partida, os três jogadores foram advertidos com cartões amarelos aos 2, 6 e 24 minutos do primeiro tempo, mas o Londrina afirma que eles não estão envolvidos na tentativa de manipulação. Após as denúncias, os atletas foram convocados pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) para prestar esclarecimentos.
Os dois empresários envolvidos na tentativa de aliciamento enfrentam consequências legais, podendo ser punidos com penas de dois a seis anos de reclusão e multas, conforme a Lei Geral do Esporte (Lei 14.587/2023). O Londrina Esporte Clube reafirmou seu compromisso com a integridade do esporte e elogiou a coragem dos atletas em denunciar a proposta ilícita.