- A McLaren pode conquistar seu décimo título de construtores da Fórmula 1 no GP do Azerbaijão, que ocorre neste fim de semana.
- Para garantir a vitória antecipada, a equipe precisa vencer a corrida e ter um piloto no pódio.
- A McLaren lidera o campeonato com 617 pontos, seguida pela Ferrari com 280, Mercedes com 260 e Red Bull Racing com 239.
- Se a McLaren vencer, será a conquista mais antecipada da história da F1, com sete provas restantes na temporada.
- Caso não consiga o título em Baku, a equipe poderá garantir a vitória no GP de Singapura, em cinco de outubro.
A McLaren está prestes a fazer história no GP do Azerbaijão, que acontece neste fim de semana. A equipe britânica pode garantir seu décimo título de construtores da Fórmula 1 de forma antecipada, após uma temporada de domínio absoluto. Com 617 pontos, a McLaren lidera o campeonato, seguida pela Ferrari com 280 pontos, Mercedes com 260 e RBR com 239.
Para assegurar a conquista no domingo, a McLaren precisa vencer a corrida e ter um de seus pilotos no pódio. Caso isso aconteça, a equipe se tornará campeã com a maior antecedência da história da F1, faltando ainda sete provas para o fim do campeonato. No ano passado, a McLaren conquistou seu primeiro título em 26 anos na última corrida da temporada.
Cenário do GP do Azerbaijão
No GP do Azerbaijão, uma equipe pode somar até 43 pontos, desde que faça uma dobradinha, com o primeiro e segundo lugares. A McLaren já demonstrou sua força, com Lando Norris e Oscar Piastri alcançando esse feito em nove das 16 provas até agora. Se a Ferrari vencer, a McLaren terá que esperar mais para garantir o título, pois a vantagem sobre a escuderia italiana não será suficiente.
Além do título, a McLaren também pode estabelecer um novo recorde de pontos em uma única temporada. Com 617 pontos até agora, a equipe já ocupa a 12ª posição na lista histórica, mesmo com um terço do campeonato ainda por disputar. O recorde atual pertence à RBR, que somou 860 pontos em 2023.
Possibilidades e Desdobramentos
Se a McLaren não conseguir o título em Baku, a conquista pode ser adiada para o GP de Singapura, marcado para 5 de outubro. A equipe está em uma posição privilegiada e, independentemente do resultado, parece apenas uma questão de tempo até que celebre seu bicampeonato consecutivo. A expectativa é alta, e a corrida em Baku promete ser um marco na história da Fórmula 1.