- As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro estão definindo os sambas para o Carnaval de 2026.
- Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Grande Rio farão suas finais neste fim de semana.
- A Imperatriz Leopoldinense realiza sua final na sexta-feira, dia dezenove, com o enredo “Camaleônico”, em homenagem a Ney Matogrosso.
- A Mocidade homenageará Rita Lee no sábado, dia vinte, e a Grande Rio apresentará “A nação do mangue”, também no sábado.
- A Imperatriz desfila no domingo, a Mocidade na segunda e a Grande Rio na terça-feira de Carnaval.
As escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro estão em um momento decisivo para o Carnaval de 2026. Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Grande Rio realizarão suas finais neste fim de semana, com enredos variados e disputas acirradas entre sambas finalistas.
A Imperatriz Leopoldinense abre a maratona de decisões na sexta-feira, dia 19, com o enredo “Camaleônico”, uma homenagem a Ney Matogrosso, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira. A disputa contará com três sambas: Hélio Porto & Cia., Jeferson Lima & Cia. e Gabriel Coelho & Cia. Os ingressos para a final estão esgotados, e há expectativa de uma possível junção entre os sambas.
No sábado, dia 20, será a vez da Mocidade e da Grande Rio. A Mocidade homenageará Rita Lee com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, enquanto a Grande Rio apresentará “A nação do mangue”, que destaca a vegetação pernambucana e o movimento Manguebeat. A Mocidade terá três sambas em disputa, com favoritismo para Jefinho Rodrigues & Cia., mas também há chance de fusão. A Grande Rio contará com cinco sambas, sendo Ailson Picanço & Cia. um dos favoritos. A entrada para a final da Grande Rio é gratuita e coincidirá com a coroação da nova rainha de bateria, Virginia Fonseca.
Finais e Desfiles
A Imperatriz será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval, dia 15 de fevereiro. A Mocidade abrirá os desfiles na segunda, dia 16, e a Grande Rio será a terceira a cruzar a Sapucaí na terça-feira, dia 17. Com as definições deste fim de semana, restarão cinco escolas a escolher seus sambas. A Beija-Flor fará sua final no dia 25, enquanto Portela e Viradouro decidirão suas obras no dia 26. Por fim, Salgueiro e Mangueira encerrarão a maratona de finais no dia 27 de setembro.