- A arbitragem no Campeonato Brasileiro teve um desempenho positivo, com acertos em 82% dos lances polêmicos no primeiro turno e nas oitavas de final da Copa do Brasil.
- Um relatório da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indica que, dos 65 lances analisados, 53 foram considerados corretos.
- O índice geral de acertos nas decisões durante as partidas é de 99,79%.
- O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), formado por ex-árbitros FIFA, revisa lances controversos e os clubes podem solicitar análises.
- O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, afirmou que as explicações têm gerado satisfação entre os clubes, mesmo em casos de decisões desfavoráveis.
A arbitragem no Campeonato Brasileiro tem sido um tema recorrente de debate, especialmente após a criação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) pela CBF. Um relatório recente revela que a arbitragem acertou 82% dos lances polêmicos no primeiro turno do Brasileirão e nas oitavas de final da Copa do Brasil.
O documento, que será divulgado em breve, aponta que dos 65 lances analisados, 53 foram considerados acertos. O índice geral de acertos, que inclui todas as decisões tomadas durante as partidas, chega a 99,79%. Essa análise é baseada em uma média de 30 decisões importantes por jogo, totalizando cerca de 5.700 lances ao longo das 19 rodadas iniciais da competição.
Desempenho da Arbitragem
O CCEI, formado por ex-árbitros FIFA como Néstor Pitana, Nicola Rizzoli e Sandro Meira Ricci, é responsável por revisar lances controversos. Os clubes têm a opção de solicitar análises durante os Fóruns Permanentes, que ocorrem semanalmente. Corinthians e Internacional foram os clubes que mais requisitaram pareceres, com cinco pedidos cada.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, destacou que a explicação dos lances e os pareceres do CCEI têm gerado satisfação entre os clubes, mesmo em situações de decisões desfavoráveis. O relatório também revela que os 12 erros identificados representam apenas 0,21% do total de lances analisados, evidenciando um desempenho positivo da arbitragem até o momento.