Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

CBF revela VAR de Vasco x Bahia; entenda expulsão de Jean Lucas

CBF divulga áudios do VAR na vitória do Vasco sobre o Bahia; árbitro manteve decisão

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Vegetti discute com o árbitro João Vitor Gobi durante jogo em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)
0:00 0:00
  • A CBF divulgou os áudios da atuação do VAR na vitória do Vasco por 3 a 1 sobre o Bahia, que ocorreu em São Januário, na 16ª rodada do Brasileirão.
  • Jean Lucas foi expulso no primeiro tempo após um lance considerado jogo bruto grave, onde atingiu o rosto do adversário com o cotovelo.
  • O VAR recomendou a expulsão, mas o árbitro João Vitor Gobi decidiu mostrar apenas o cartão amarelo para outro jogador do Bahia.
  • O árbitro de vídeo, Gilberto Rodrigues Castro Júnior, afirmou que Jean Lucas fez um movimento de braço desnecessário e atingiu o rosto do adversário com o cotovelo.
  • Além de Jean Lucas, o atacante Sanabria do Bahia quase foi expulso após atingir o pé de Puma Rodriguez com a sola, mas João Vitor Gobi manteve a decisão de mostrar apenas o cartão amarelo.

VAR no Brasileirão: CBF divulga áudio de lance que resultou na expulsão de Jean Lucas

A CBF divulgou os áudios da atuação do VAR na vitória do Vasco por 3 a 1 sobre o Bahia. O jogo, que aconteceu em São Januário, foi atrasado da 16ª rodada do Brasileirão. Jean Lucas foi expulso no primeiro tempo após um lance considerado jogo bruto grave. O VAR recomendou a expulsão, mas o árbitro João Vitor Gobi manteve a decisão de mostrar apenas o cartão amarelo para outro jogador do Bahia.

Detalhes do lance

O cartão vermelho para Jean Lucas aconteceu em uma disputa com Barros. No áudio divulgado pela CBF, é possível ouvir o árbitro principal alertar a cabine sobre um contato “totalmente imprudente”. A análise do árbitro de vídeo, Gilberto Rodrigues Castro Júnior, é semelhante.

Gilberto Rodrigues Castro Júnior explicou: “Para mim, ele (Jean Lucas) faz um movimento de braço que não precisa. Pega claramente no rosto do atleta.” O jogador atingiu o rosto do adversário com o cotovelo, num movimento adicional e deliberado.

Decisão do VAR

Após analisar o vídeo por diferentes ângulos, João Vitor Gobi se decide pela expulsão do jogador do Bahia. “O jogador número 6 vai disputar a bola, aí, com o cotovelo, uma parte dura, ele atinge uma parte de cima, que é o rosto do adversário, com uma intensidade alta. Por esse motivo, volto a decisão: tiro livre direto, cartão vermelho para o número 6, por jogo bruto grave, com o cotovelo atingindo o rosto.”

Outro lance polêmico

Além de Jean Lucas, outro jogador do Bahia quase acabou expulso diante do Vasco. O atacante Sanabria atingiu o pé de Puma Rodriguez com a sola, e Gilberto Rodrigues Castro Júnior recomendou a revisão. “Ele (Sanabria) vem por cima, ele não atinge a bola, atinge com a trava da chuteira, o peso está todo lá”, disse Gilberto.

No entanto, João Vitor Gobi manteve a decisão de mostrar apenas o cartão amarelo. “Para mim, tem um contato com a sola do pé. É um contato, para mim, com intensidade média. É pé com pé, não pega contato pleno na canela. Vou voltar com tiro direto e cartão amarelo.”

Impacto do VAR

O VAR foi decisivo para a expulsão de Jean Lucas, alterando o resultado do jogo. Todos os gols do Vasco aconteceram após o lance que resultou na expulsão do jogador do Bahia. A arbitragem de vídeo tem sido um tema recorrente no Brasileirão, com 1 de cada 5 lances polêmicos sendo julgados erroneamente no primeiro turno.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais