Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Vasco domina clássico no Rio com maior vantagem sobre o Botafogo

Vasco encara o Botafogo nesta quarta, às 19h30, no Nilton Santos, pela 32ª rodada, buscando manter domínio histórico e vaga na Libertadores

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Jogadores do Vasco comemoram gol contra o Botafogo (Foto: Thiego Mattos/Pera Photo Press)
0:00 0:00
  • O Clássico da Amizade desta quarta-feira, às 19h30, no Nilton Santos, tem histórico de domínio do Vasco: em trezentos e setenta e quatro confrontos, cento e sessenta e uma vitórias do Vasco, cento e cinco do Botafogo e cento e oito empates, com saldo de doiscentos e sessenta e um a quinhentos e oitenta e? (erro) Vamos corrigir: saldo de cinqüenta e seis e? Não, o saldo é novecentos? Refaço: saldo de quinhentos e sessenta e um a quatrocentos e noventa. O confronto remonta a mil novecentos e vinte e três e é marcado por rivalidade respeitosa.
  • Em dois mil e vinte e cinco, os encontros já ocorreram quatro vezes: o Vasco venceu por um a zero no Campeonato Carioca (gol de Pablo Vegetti); o Botafogo venceu por dois a zero em Brasília; e houve um empate de um a um na Copa do Brasil, com o Vasco avançando nos pênaltis.
  • O duelo atual é crucial: o Botafogo ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro, enquanto o Vasco busca uma vaga na Copa Libertadores.
  • Retrospecto mostra o Vasco com aproveitamento de cinquenta e três por cento em vitórias e o Botafogo com trinta e oito por cento. O primeiro jogo ocorreu em vinte e dois de abril de mil novecentos e vinte e três. A maior goleada vascaína foi setenta e nove? Corrigindo: a maior goleada do Vasco foi sete a zero em dois mil e um, em vinte e nove de abril de dois mil e um. A maior vitória do Botafogo ocorreu em onze de junho de mil novecentos e cinquenta e oito, por cinco a zero.
  • O clássico promete equilíbrio, com ambos os times disputando diretamente uma vaga na Libertadores; o Vasco encara desfalques, mas mantém a tradição de vitórias no confronto.

O Clássico da Amizade entre Vasco e Botafogo, que ocorrerá nesta quarta-feira (5), às 19h30, no estádio Nilton Santos, traz um histórico de domínio vascaíno. Em 374 confrontos, o Vasco contabiliza 161 vitórias, enquanto o Botafogo possui 105 triunfos. Além disso, são 108 empates e um saldo de gols favorável ao Vasco: 561 a 490. Este confronto, que remonta a 1923, é marcado pela rivalidade respeitosa entre as equipes.

Em 2025, os times já se enfrentaram quatro vezes. O Vasco venceu a primeira, por 1 a 0, no Campeonato Carioca, com gol de Pablo Vegetti. O Botafogo se recuperou com uma vitória por 2 a 0 em Brasília, e na Copa do Brasil, empatou em 1 a 1, mas foi eliminado nos pênaltis pelo Vasco. O atual duelo é crucial, pois o Botafogo ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro, enquanto o Vasco busca uma vaga na Copa Libertadores.

Retrospecto e Estatísticas

Historicamente, o Vasco se destaca com um aproveitamento de 53% nas vitórias, enquanto o Botafogo tem 38%. O primeiro jogo entre as equipes aconteceu em 22 de abril de 1923, e a maior goleada registrada foi em 29 de abril de 2001, quando o Vasco venceu por 7 a 0. O triunfo mais expressivo do Botafogo ocorreu em 11 de junho de 1958, com um 5 a 0.

O clássico promete ser equilibrado, com ambos os clubes disputando diretamente uma vaga na próxima edição da Libertadores. O Vasco, apesar de desfalques, busca manter sua tradição de vitórias no confronto.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais