Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Goleadas podem enganar torcedores e técnicos

No futebol de formação, goleadas não refletem evolução; crianças aprendem enfrentando desafios, errando e recomeçando, afirma Víctor Santos

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Desportivo Transmontano
0:00 0:00
  • Goleadas frequentes no futebol de base podem enganar treinadores e pais que creem estar formando campeões.
  • O verdadeiro aprendizado ocorre em situações desafiadoras, onde crianças precisam pensar, lutar, errar e recomeçar.
  • Vítor Santos, embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, ressalta que a evolução vem ao enfrentar adversidades e aprender com cada jogo.
  • Quando equipes de formação enfrentam adversários realmente competitivos, resultados podem parecer positivos, mas podem esconder falta de aprendizado; vencer não garante progresso, é a experiência de cada partida que importa.
  • O processo de formação deve incluir frustração e superação; perder não indica mau treino e vencer sempre não prova que tudo está indo bem; o foco é a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades para o futuro.

No futebol de base, goleadas frequentes podem enganar treinadores e pais que acreditam estar formando campeões. No entanto, essa visão pode ser limitada, já que o verdadeiro aprendizado se dá em situações desafiadoras. Vítor Santos, embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, ressalta que as crianças evoluem quando enfrentam adversidades, aprendendo a pensar, lutar, errar e recomeçar.

Quando as equipes de formação enfrentam adversários realmente competitivos, o cenário muda. Resultados que parecem positivos podem mascarar uma falta de aprendizado. Santos afirma que vencer não garante progresso; é a experiência de cada jogo que realmente importa. O foco deve estar na evolução individual e coletiva, não apenas na quantidade de gols marcados.

O processo de formação deve incluir a frustração e a superação. Perder não indica que a equipe está mal treinada, assim como vencer sempre não significa que tudo está indo bem. O importante é que as crianças aprendam e cresçam com cada partida, desenvolvendo habilidades que serão essenciais no futuro. Portanto, no futebol de base, o aprendizado deve ser priorizado em relação ao resultado imediato.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais