Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

CBF lança programa de sustentabilidade na COP-30

CBF lança o programa CBF Impacta na COP-30, em Belém, com neutralidade de carbono, energia limpa e gestão de água e resíduos, em três Zonas de Impacto e Fair Play financeiro para 26/11

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
CBF estabeleceu pilares a serem seguidos no programa
0:00 0:00
  • A Confederação Brasileira de Futebol lançou o programa CBF Impacta durante a COP-30, em Belém (PA), na quarta-feira (12).
  • O objetivo é promover a sustentabilidade no futebol brasileiro, com foco em ações ambientais, sociais e de governança (ESG) e metas de neutralidade de carbono, uso de energia limpa e gestão eficiente de água e resíduos.
  • A Zona de Impacto Ambiental prevê neutralidade plena de carbono, com redução e compensação de emissões, além de energias renováveis e práticas de economia de água.
  • A Zona de Impacto Social apresenta a Estratégia Nacional do Futebol de Base, para fortalecer a formação de jovens atletas e ampliar oportunidades de desenvolvimento pessoal e esportivo, mesmo para quem não seguirá carreira profissional.
  • A Zona de Impacto Governança envolve o Sistema de Sustentabilidade Financeira (Fair Play), com apresentação prevista para 26 de novembro na CBF Summit Academy, desenvolvido com clubes e federações para promover responsabilidade econômica e transparência.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou, na quarta-feira (12), o programa CBF Impacta durante a COP-30, realizada em Belém (PA). A iniciativa busca promover a sustentabilidade no futebol brasileiro, com foco em ações ambientais, sociais e de governança (ESG). O projeto estabelece compromissos com metas de neutralidade de carbono, uso de energia limpa e gestão eficiente de água e resíduos.

O programa organiza a atuação da CBF em três Zonas de Impacto. Na Zona de Impacto Ambiental, a meta é tornar-se a primeira confederação de futebol do mundo a atingir a neutralidade plena de carbono. Isso inclui a redução e compensação de emissões, além da adoção de fontes de energia renováveis e práticas de economia de água.

Na Zona de Impacto Social, a CBF apresentará a Estratégia Nacional do Futebol de Base, que visa fortalecer a formação de jovens atletas, ampliando oportunidades de desenvolvimento pessoal e esportivo, mesmo para aqueles que não seguirão carreira profissional.

Governança e Transparência

A terceira Zona de Impacto foca na governança, onde será implementado o Sistema de Sustentabilidade Financeira, conhecido como Fair Play. A apresentação desse modelo está agendada para 26 de novembro, durante a CBF Summit Academy. O sistema, que está sendo desenvolvido em colaboração com clubes e federações, visa estabelecer critérios de responsabilidade econômica e transparência na gestão.

Ricardo Gluck Paul, vice-presidente da CBF, destacou a importância do futebol como um influenciador global e a responsabilidade da confederação em liderar iniciativas sustentáveis. O programa CBF Impacta reflete a intenção da entidade de assumir um papel ativo nas questões ambientais e sociais, alinhando-se às melhores práticas de governança.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais