- A temporada do Campeonato Baiano 2026 começa em 10 de janeiro, com dez clubes na elite.
- Semifinais e final serão em jogo único; o VAR será utilizado nessas fases e no Ba-Vi da primeira fase, e o time mandante será o de melhor desempenho geral, com desempate por pênaltis em caso de empate.
- Dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B do Baiano em 2027.
- Três primeiros colocados garantem vaga na Copa do Brasil de 2027; o campeão da Copa Governador ou outra competição estadual ainda a ser definida também terá vaga; o vencedor e o vice da Copa do Nordeste de 2027 e o time mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes 2026 da CBF também receberão vaga.
- As mudanças visam aumentar a competitividade e alinhar o campeonato às exigências da CBF.
A temporada do Campeonato Baiano 2026 está prestes a começar, com o primeiro jogo agendado para 10 de janeiro. A competição contará com dez clubes na elite e novas regras que prometem impactar o formato tradicional do torneio. As semifinais e a final ocorrerão em jogos únicos, uma mudança significativa em relação às edições anteriores, que eram disputadas em partidas de ida e volta.
A decisão de adotar jogos únicos nas fases finais foi motivada pela limitação de datas imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que estabelece um total de 11 datas para os campeonatos estaduais. O uso do VAR será introduzido nas semifinais, na final e também no clássico Ba-Vi da primeira fase. O time mandante será aquele que apresentar o melhor desempenho geral na competição, e, em caso de empate, a definição do vencedor ocorrerá por meio de pênaltis.
Clubes Participantes e Classificações
Os clubes que competirão na primeira divisão são: Atlético, Bahia, Barcelona, Bahia de Feira, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória. Os quatro primeiros colocados se classificarão para as semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série B do Baiano em 2027.
Os três primeiros colocados do Baianão garantirão vagas na Copa do Brasil de 2027, e o campeão da Copa Governador ou outra competição estadual ainda a ser definida também terá uma vaga. O vencedor e o vice-campeão se classificarão para a Copa do Nordeste de 2027, e o time mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes 2026 da CBF também terá sua chance.
Essas alterações visam não apenas aumentar a competitividade, mas também alinhar o campeonato às exigências da CBF, garantindo que os clubes baianos tenham oportunidades em competições nacionais.