- Coritiba venceu o Amazonas por dois a um em Manaus, no estádio Carlos Zamith, neste domingo, 23 de novembro, e garantiu o título da Série B de 2025 na 38ª rodada.
- Com a vitória, o clube paranaense chegou ao terceiro título da competição (2007, 2010 e 2025) e tornou-se o maior vencedor da Série B.
- A taça foi confirmada antes do final da rodada, já que o Coritiba precisava apenas de empate ou vitória; uma derrota poderia ter mantido o título com Athletico, caso o rival vencesse.
- Nesta edição, o Coritiba teve defesa menos vazada com 23 gols sofridos e não levou gols em 22 partidas, mas teve o sexto pior ataque, com 39 gols.
- O time fechou a competição com 68 pontos, foi o melhor visitante (55,6% de aproveitamento fora de casa) e mira a volta à Série A.
O Coritiba conquistou o título da Série B de 2025 ao vencer o Amazonas por 2 a 1 neste domingo, 23 de novembro, no estádio Carlos Zamith, em Manaus. Com essa vitória, o clube paranaense assegurou seu terceiro título na história da competição, tornando-se o maior vencedor da Série B, superando equipes como América-MG, Botafogo e Goiás, que possuem dois títulos.
A conquista foi garantida na 38ª rodada, com o Coritiba já com a taça assegurada de forma antecipada. Para levantar o troféu, o time precisava de um empate ou vitória, enquanto uma derrota poderia custar o título se o Athletico vencesse sua partida. O Coritiba teve uma trajetória que incluiu um empate sem gols com o Athletic-MG na rodada anterior, o que adiou a comemoração da torcida.
Histórico de Títulos
Com a vitória em 2025, o Coritiba se junta aos campeões anteriores da Série B, tendo vencido também em 2007 e 2010. Ao todo, 35 clubes diferentes já conquistaram a Série B desde sua criação em 1971. O Coritiba, agora com três títulos, se destaca em um grupo que inclui clubes tradicionais, mas que não conseguiram alcançar o mesmo número de conquistas.
Na competição deste ano, o Coritiba teve a defesa menos vazada, sofrendo apenas 23 gols e não levando gols em 22 partidas. No entanto, o ataque foi o sexto pior da competição, com apenas 39 gols marcados, o que o torna o campeão com o pior ataque desde a adoção do sistema de pontos corridos em 2006.
Desempenho Geral
O Coritiba finalizou a Série B com 68 pontos, destacando-se como o melhor visitante, com um aproveitamento de 55,6% fora de casa. Em casa, o desempenho foi um pouco inferior, com 61,4% de aproveitamento. O clube agora mira novos desafios na elite do futebol brasileiro, após um retorno triunfante à Série A.