- A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou a equipe que representará o Brasil no ITF World Junior Tennis Finals, de 4 a 9 de agosto, em Prostejov, na República Tcheca.
- O time feminino é formado por Eduarda Gomes, Flavia Cherobim e Gabriela Bettoni, com o técnico Ivan Cressoni. O time masculino conta com Miguel Ferraz, Pedro Nastrini e Henrique Custodio, sob a capitania de Jean Linke.
- Os atletas são os mesmos que participaram do Sul-americano, onde o time feminino foi vice-campeão e o masculino ficou em terceiro lugar.
- Para se preparar, os jogadores participarão do Internationale Deutsche Tennismeisterschaften, na Alemanha, antes do mundial.
- O torneio contará com a participação de 16 países, divididos em quatro grupos, com os dois melhores de cada grupo avançando para as quartas de final.
Florianópolis (SC) – A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou a equipe que representará o Brasil no ITF World Junior Tennis Finals, que ocorrerá de 4 a 9 de agosto em Prostejov, na República Tcheca. Os atletas convocados são os mesmos que participaram do Sul-americano, onde o time feminino foi vice-campeão e o masculino ficou em terceiro lugar, garantindo a vaga no mundial.
O time feminino será composto por Eduarda Gomes, Flavia Cherobim e Gabriela Bettoni, sob a orientação do técnico Ivan Cressoni. O time masculino contará com Miguel Ferraz, Pedro Nastrini e Henrique Custodio, capitaneados por Jean Linke. Cressoni destacou a dificuldade do torneio, mencionando que a equipe tem potencial para avançar na competição, dependendo do sorteio.
Preparação e Expectativas
Como parte da preparação, os atletas participarão do Internationale Deutsche Tennismeisterschaften, um torneio na Alemanha. Cressoni enfatizou a importância dessa experiência para familiarizar os jogadores com o estilo europeu de competição. “Isso fará muita diferença”, afirmou o técnico.
Jean Linke, capitão da equipe masculina, expressou otimismo em relação ao desempenho do time. Ele ressaltou o forte espírito de equipe demonstrado no Sul-americano, que pode ser um diferencial no mundial. Em 2024, o Brasil fez história ao alcançar a final do ITF World Junior Tennis Finals, conquistando um inédito vice-campeonato na categoria.
Formato do Mundial
O torneio contará com a participação de 16 países, divididos em quatro grupos, onde cada equipe jogará em um formato de round-robin. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as quartas de final, que será disputada no formato mata-mata. A expectativa é alta para que o Brasil possa repetir ou até superar o desempenho do ano anterior.