- Tokito Oda venceu Gustavo Fernandez no US Open, conquistando seu sétimo título de Grand Slam em simples.
- A partida ocorreu no sábado, com parciais de 6/2, 3/6 e 7/6 (13/11).
- Oda, número 1 do mundo, já havia vencido Roland Garros e Wimbledon neste ano.
- Yui Kamiji também se destacou, conquistando seu 11º título de Grand Slam em simples ao vencer Xiaohui Li por 0/6, 6/1 e 6/3.
- O sucesso de Oda e Kamiji reforça a posição do Japão no tênis em cadeira de rodas.
Nova York (EUA) – O japonês Tokito Oda conquistou seu sétimo título de Grand Slam em simples ao vencer o argentino Gustavo Fernandez no US Open, neste sábado. Oda, que é o atual número 1 do mundo e cabeça de chave número 1 do torneio, derrotou seu compatriota por 6/2, 3/6 e 7/6 (13/11), completando assim sua coleção de títulos de Grand Slam. “Estou me sentindo simplesmente incrível”, afirmou Oda, emocionado após a vitória.
O jogador de 19 anos já havia conquistado Roland Garros e Wimbledon neste ano, além de ter levado a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de 2024 em Paris. Sua única derrota em torneios importantes nesta temporada foi na final do Aberto da Austrália, contra o britânico Alfie Hewett.
Yui Kamiji também brilha
No torneio feminino, a japonesa Yui Kamiji também fez história ao conquistar seu 11º título de Grand Slam em simples. Após um início difícil, ela superou a cabeça de chave número 3, Xiaohui Li, com parciais de 0/6, 6/1 e 6/3. Kamiji, que já havia vencido o Aberto da Austrália e Roland Garros nesta temporada, alcançou seu tricampeonato em Nova York.
Ambos os atletas demonstraram grande habilidade e resiliência, solidificando suas posições como líderes no tênis em cadeira de rodas. O sucesso de Oda e Kamiji no US Open destaca a força do Japão no cenário esportivo paralímpico.