- Alejandro Tabilo venceu a final do ATP 250 de Chengdu, na China, em 26 de setembro.
- O chileno derrotou Lorenzo Musetti com parciais de 6/3, 2/6 e 7/6 (7-5), salvando dois match-points.
- Tabilo já havia conquistado títulos em Auckland e Mallorca no ano anterior.
- Ele subiu 40 posições no ranking ATP, alcançando o 72º lugar e retornando ao top 100 pela primeira vez desde junho.
- Apesar de ter feito oito winners a menos e cometido 21 erros não forçados a mais que Musetti, Tabilo se destacou nos momentos decisivos da partida.
Chengdu (China) – O chileno Alejandro Tabilo conquistou seu terceiro título ATP ao vencer a final do ATP 250 de Chengdu nesta terça-feira, 26 de setembro. Ele derrotou o italiano Lorenzo Musetti em uma partida emocionante, com parciais de 6/3, 2/6 e 7/6 (7-5), salvando dois match-points.
Tabilo, que já havia vencido em Auckland e Mallorca no ano passado, demonstrou resiliência ao salvar os match-points com o saque em 5/6 no terceiro set. O chileno também se recuperou de uma desvantagem de 1-4 no tiebreak decisivo. “Eu simplesmente tive que me manter firme, mental e fisicamente”, afirmou Tabilo, que destacou o esforço de sua equipe durante as duas semanas de competição.
Apesar de ter marcado oito winners a menos que Musetti (29 a 37) e cometido 21 erros não forçados a mais (44 a 23), Tabilo conseguiu a vitória. Ele se tornou o segundo campeão de ATP na temporada com a pior classificação, subindo 40 posições no ranking e alcançando o 72º lugar, retornando ao top 100 pela primeira vez desde junho.
A final foi marcada por momentos decisivos. Musetti teve a chance de sair na frente, mas não converteu um break-point no quinto game do primeiro set e acabou quebrado no oitavo. O italiano empatou a partida ao vencer o segundo set, mas não conseguiu manter a vantagem no set final, onde Tabilo se destacou nos momentos cruciais.