- A edição 2025/26 da Superliga B masculina começou nesta quarta-feira, 26, com 14 times disputando o título e duas vagas de acesso à Superliga A na temporada 2026/27.
- O formato prevê turno único na fase inicial, oito equipes avançando às quartas de final em jogos de ida e volta, com vencedor decidindo por golden set em caso de empate.
- O pontapé inicial será entre Norde e Chapecó, às 19h (horário de Brasília).
- O Fluminense conquistou a vaga após chegar à final da Superliga C, sendo derrotado pela Associação Pró-Vôlei, de Santa Catarina, por 3 sets a 0 (25/21, 25/13, 25/20), apesar de ter vencido estadual e regional de forma invicta.
- O campeão da edição 2024/25 da Superliga B foi o Monte Carmelo, que subiu à elite, enquanto Chapecó, Fluminense, Pantanal, Elase e Mogi-SP aparecem como novidades na competição deste ano.
A edição 2025/26 da Superliga B masculina começa com 14 equipes em turno único, buscando oito vagas para as quartas de final e, depois, o título e o acesso à Superliga A 26/27. O pontapé inicial fica por conta do confronto Norde x Chapecó, às 19h, em Brasília. O Fluminense garantiu vaga na competição após a final da Superliga C, terminando a participação na edição anterior.
O Fluminense chegou à final da Superliga C, mas foi derrotado pela Associação Pró-Vôlei (SC) por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/13 e 25/20. O tricolor já havia conquistado etapas estadual e regional de forma invicta antes da decisão. Em 2024/25, Monte Carmelo foi campeão e subiu à elite, abrindo espaço para equipes que disputaram a Série C nesta temporada.
Formato da disputa
A competição terá 14 equipes em turno único na fase inicial. Ao final, as oito melhores colocadas avançam às quartas de final, em jogos de ida e volta. Em caso de empate, será disputado um golden set. Semifinais ocorrem em melhor de três, e a final é em jogo único, com mando da equipe melhor classificada. Campeão e vice asseguram vagas na Superliga A 26/27.
Equipes-alvo e vagas
Entre os participantes, destaque para Chapecó e Fluminense, finalistas da edição passada, e para Monte Carmelo, que subiu à elite na última temporada. Outros clubes que disputam a Segundona este ano incluem Apan Blumenau, Pantanal, Elase e Mogi-SP, entre outros. O regulamento privilegia o desenvolvimento de equipes que participaram da Série C na temporada atual.