27 de mai 2025

Mestras-artesãs Huni Kuin promovem fusão entre tradição e moda contemporânea
**Mestras artesãs Huni Kuin promovem cultura e empoderamento feminino em projeto de tecelagem na Amazônia.**
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Mestras-artesãs Huni Kuin promovem fusão entre tradição e moda contemporânea
Ouvir a notícia
Mestras-artesãs Huni Kuin promovem fusão entre tradição e moda contemporânea - Mestras-artesãs Huni Kuin promovem fusão entre tradição e moda contemporânea
No coração da Amazônia, 44 mestras-artesãs Huni Kuin, a etnia indígena mais numerosa do Acre, lançaram um projeto inovador. A iniciativa, que começou na aldeia Novo Natal, visa promover saberes ancestrais e o protagonismo feminino por meio de oficinas de tecelagem e tingimento natural. Cerca de 150 indígenas participarão das atividades, que incluem também corte e costura.
O projeto, intitulado “Casa de Cultura Artes e Saberes Ancestrais”, é uma colaboração entre o Instituto Ainbu Dayá e o coletivo CASA, com apoio da Rede Igapó e patrocínio do Grupo Energisa, através da Lei Rouanet. As oficinas têm como objetivo dar visibilidade às práticas culturais que sustentam muitas famílias na região.
As mestras-artesãs conduzirão um encontro de imersão, onde compartilharão técnicas tradicionais e saberes que foram passados de geração em geração. A formação não só valoriza a cultura Huni Kuin, mas também fortalece a autonomia econômica das mulheres indígenas, promovendo a moda autoral.
Na segunda fase do projeto, está previsto um desfile e uma exposição com as peças produzidas durante as oficinas. Essa iniciativa representa um passo importante para a valorização e preservação da cultura indígena, além de destacar a força e a criatividade das mulheres Huni Kuin.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.