- O papamóvel usado pelo Papa Francisco em Belém em 2014 chegou à Cisjordânia convertido em clínica itinerante com destino a Gaza.
- A iniciativa, coordenada pela Cáritas, será uma clínica pediátrica com equipamento básico, incluindo testes rápidos, kits de sutura, jeringas, fornecimento de oxigênio, vacinas e uma pequena geladeira para medicamentos.
- As autoridades de Israel ainda não deram autorização para a entrada do veículo em Gaza; a entrada continua em negociação.
- O veículo foi despojado de logos e itens no painel, mantendo acabamento branco, sem navegador ou rádio, e ostenta os letreiros em inglês “vehículo de la esperanza” e “clínica móvil”, além dos logos da Cáritas, do Patriarcado Latino de Jerusalém e da Autoridade Nacional Palestina.
- A ideia é que a clínica se una a outras dez unidades móveis já atuando em Gaza, prevendo coordenação com elas para definir pontos de atuação.
O papamóvel usado pelo Papa Francisco em Belém, em 2014, chegou à Cisjordânia convertido em clínica itinerante com destino a Gaza. A iniciativa é coordenada pela Cáritas, sem logotipos visíveis e com acesso limitado à mídia durante a apresentação.
A adaptação transforma o veículo em clínica pediátrica, equipada com testes rápidos, kits de sutura, seringas, oxigênio, vacinas e uma pequena geladeira para medicamentos. Até quatro profissionais de saúde atuarão simultaneamente dentro do veículo.
A unidade está sendo preparada para estabelecer contato com as outras 10 clínicas já atuantes em Gaza, que sofreram danos nos dois últimos anos de conflito. A entrada em Gaza depende de autorização de Israel e ainda não foi concedida.
Clínica móvel e logística
O veículo é um Mitsubishi despojado de acessórios estratégados, com acabamento branco e sem navegação, rádio ou logotipos visíveis. Em suas laterais aparecem, em inglês, a designação de clínica móvel e o slogan da Cáritas, além dos logos do Patriarcado Latino de Jerusalém e da Autoridade Nacional Palestina.
O anúncio da transformação foi feito após o falecimento do Papa, quando o Vaticano ressaltou que era um dos seus últimos desejos trazer assistência às crianças em situação de guerra. O cardeal Anders Arborelius, que abençoou o papamóvel, destacou a importância de melhorar a vida dos pequenos.
A iniciativa também recebeu apoio de lideranças religiosas locais e internacionais. O secretário-geral da Caritas Internationalis, Alistair Dutton, afirmou que o veículo será coordenado com as clínicas já existentes para definir onde pode ser mais útil, dentro das necessidades de Gaza.
Durante a apresentação, uma menina de Gaza participou de uma breve oferta floral ao cardeal. O acesso à imprensa e a parte interna do veículo foi restrito aos presentes, com a circulação do público protegida por uma estrutura de vidro.