01 de jul 2025

George Gibney, ex-treinador de natação irlandês, é preso nos Estados Unidos
George Gibney, ex treinador irlandês, enfrenta extradição após prisão na Flórida por mais de 50 acusações de abuso sexual.

George Gibney deixou a Irlanda há mais de 30 anos - Foto: BBC/Mark Horgan
Ouvir a notícia:
George Gibney, ex-treinador de natação irlandês, é preso nos Estados Unidos
Ouvir a notícia
George Gibney, ex-treinador de natação irlandês, é preso nos Estados Unidos - George Gibney, ex-treinador de natação irlandês, é preso nos Estados Unidos
George Gibney, ex-treinador da seleção irlandesa de natação, foi preso na Flórida sob um mandado de extradição da Irlanda. Ele é procurado por mais de 50 acusações históricas de abuso sexual. Gibney deixou a Irlanda há mais de 30 anos e não retornou desde então.
A detenção ocorreu na tarde de terça-feira, quando US Marshals cumpriram o mandado. Gibney está sob custódia e aguardando uma audiência judicial nos Estados Unidos, onde poderá decidir se aceita ou contesta a extradição. A Garda Síochána, polícia irlandesa, confirmou a prisão de um homem na faixa dos 70 anos, mas não fornecerá mais detalhes enquanto o caso estiver sob a jurisdição americana.
A investigação sobre Gibney foi reaberta após alegações surgirem no podcast da BBC "Where is George Gibney", lançado há cinco anos. Em 2020, uma equipe especializada da Garda National Protective Services Bureau iniciou uma investigação criminal. Três anos depois, um dossiê foi enviado ao Diretor de Ações Penais (DPP), que recomendou que Gibney fosse acusado de mais de 50 delitos.
A Garda Síochána obteve um mandado de extradição no Tribunal Superior e tem trabalhado em colaboração com as autoridades dos EUA por mais de seis meses. Gibney foi um treinador no Trojan Swimming Club em Dublin e também atuou como treinador da seleção nacional de natação da Irlanda.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.