Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Aeneas: inteligência artificial restaura textos latinos danificados com precisão

Inteligência artificial Aeneas transforma a epigrafia, melhorando a precisão na datação e restauração de inscrições antigas.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Fragmento de um diploma militar da Sardenha. O modelo de IA Aeneas pode prever o texto perdido de uma inscrição danificada (texto cinza) sem precisar saber o comprimento da seção que está faltando. (Foto: Yannis Assael et al./Nature)
0:00 0:00
  • Um novo modelo de inteligência artificial chamado Aeneas foi desenvolvido para a epigrafia, a análise de inscrições antigas.
  • A pesquisa foi publicada na revista Nature e destaca a capacidade do modelo em restaurar textos faltantes e estimar idades e origens de inscrições.
  • Aeneas foi criado por uma equipe da Google DeepMind e pesquisadores de universidades do Reino Unido e da Grécia, utilizando dados de três grandes bancos de dados de epigrafia latina.
  • Testes com 23 epígrafos mostraram que Aeneas prevê datas corretas com uma margem de erro de apenas 13 anos, enquanto especialistas têm uma margem de 31 anos.
  • A IA também lista inscrições semelhantes, facilitando a comparação e validação das análises pelos pesquisadores.

Um novo modelo de inteligência artificial (IA) chamado Aeneas foi desenvolvido para revolucionar a epigrafia, a análise de inscrições antigas. A pesquisa, publicada na revista *Nature*, destaca a capacidade do modelo em restaurar textos faltantes, estimar idades e origens de inscrições, superando a precisão de especialistas.

Aeneas foi criado por uma equipe que inclui membros da Google DeepMind e pesquisadores de universidades do Reino Unido e da Grécia. O modelo foi treinado com dados de três dos maiores bancos de dados de epigrafia latina, abrangendo 176.861 inscrições datadas entre o século VII a.C. e o século VIII d.C. A IA utiliza três redes neurais para diferentes tarefas: restauração de texto, previsão de origem e estimativa de idade.

Os testes realizados com 23 epígrafos mostraram que, enquanto os especialistas sozinhos datavam inscrições com uma margem de erro de cerca de 31 anos, Aeneas conseguiu prever datas corretas com uma margem de apenas 13 anos. Além disso, quando os especialistas utilizaram as sugestões de Aeneas, a precisão na identificação de origens e na restauração de textos aumentou significativamente.

A IA não apenas fornece previsões, mas também lista inscrições semelhantes, permitindo que os pesquisadores comparem e validem suas análises. Yannis Assael, cientista da Google DeepMind, afirmou que Aeneas pode recuperar rapidamente paralelos relevantes de todo o conjunto de dados, facilitando o trabalho dos epígrafos. Essa inovação promete não apenas acelerar a pesquisa em epigrafia, mas também reescrever partes da história antiga.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais