- O Museu de História Natural e Ciências de Denver anunciou a descoberta de ossos fossilizados de um dinossauro herbívoro a 232 metros de profundidade.
- A descoberta ocorreu durante perfurações para um projeto de energia geotérmica no estacionamento do museu.
- O geólogo Bob Raynolds identificou um rochedo incomum e alertou a equipe sobre a possibilidade de fósseis.
- Foram encontrados fragmentos de vértebras, mas a espécie ainda não foi determinada.
- Estima-se que o fóssil tenha 67,5 milhões de anos, sendo o mais antigo e profundo já encontrado na cidade.
O Museu de História Natural e Ciências de Denver anunciou uma descoberta significativa: ossos fossilizados de um dinossauro herbívoro foram encontrados a 232 metros de profundidade durante perfurações para um projeto de energia geotérmica. A descoberta ocorreu no estacionamento do museu e foi revelada nesta semana.
Os pesquisadores estavam realizando testes para avaliar a viabilidade de um sistema geotérmico quando se depararam com um rochedo incomum. O geólogo Bob Raynolds alertou seus colegas sobre a possibilidade de terem encontrado um dinossauro. Após análise, foram identificados vários fragmentos de vértebras, embora a espécie exata ainda não tenha sido determinada.
Estima-se que o fóssil tenha 67,5 milhões de anos, tornando-se o mais antigo e profundo já encontrado dentro dos limites da cidade. Denver é um local conhecido por suas descobertas paleontológicas, com fósseis frequentemente surgindo durante projetos de construção, como na construção do Coors Field.
Os ossos encontrados pertencem a um ornitópode, um grupo de dinossauros herbívoros de porte médio. Na época em que esse dinossauro vagava pela região, a área que hoje é Denver era uma floresta tropical exuberante, e os predadores incluíam o famoso Tyrannosaurus rex. Além dos ossos, fósseis de plantas pré-históricas foram descobertos, possivelmente representando a vegetação que o dinossauro conheceu ou até mesmo sua última refeição.